A Anthropic lançou nesta quinta-feira, 20, o Claude 3,5 Sonnet, primeiro modelo da família 3,5 da empresa de inteligência artificial generativa.

O Claude 3.5 Sonnet está disponível gratuitamente no Claude.ai e no aplicativo Claude para iOS. Assinantes dos planos Claude Pro e Team podem acessá-lo com limites de taxa significativamente maiores. Ele também está disponível via API da Anthropic, Amazon Bedrock e Vertex AI do Google Cloud. O modelo custa US$ 3 por milhão de tokens de entrada e US$ 15 por milhão de tokens de saída, com uma janela de contexto de 200 mil tokens.

De acordo com a Anthropic, a nova versão da IA generativa mostra melhora “significativa” na compreensão de nuances, humor e instruções complexas, sendo “excepcional” na escrita de conteúdo de alta qualidade com um tom natural e relacionável.

Claude 3,5 opera com o dobro da velocidade do Claude 3 Opus.

Claude ganha Artifacts

Anthropic também anunciou o lançamento do recurso de pré-visualização Artifacts no Claude.ai. A funcionalidade apresenta os conteúdos gerados pela inteligência artificial em uma janela dedicada ao lado da conversa. A ideia é criar um espaço de trabalho dinâmico onde é possível ver, editar e construir sobre as criações de Claude em tempo real.

A ideia é que, futuramente, equipes — e eventualmente organizações inteiras — poderão centralizar conhecimento, documentos e trabalhos em andamento em um único espaço compartilhado, com o Claude servindo como um “colega de equipe sob demanda”.

Os próximos

A Anthropic pretende lançar ainda este ano os outros modelos da família: Claude 3,5 Haiku e o Claude 3,5 Opus ainda este ano.