O aplicativo de entregas iFood (Android, IOS) resolveu ampliar o seu ramo de atuação, lançando o iFood Pago, seu banco digital, a partir da aquisição de 100% da fintech Zoop – até então o iFood detinha 70% dela. O iFood já concedeu R$ 1,5 bilhão em crédito a restaurantes e acredita que em março de 2025, quando encerra seu calendário fiscal, terá receita de R$ 1 bilhão.

Para oferecer assistência financeira aos estabelecimentos parceiros, o banco se baseia em dados que estão no próprio iFood. A ideia é ajudá-los a crescer no mercado, conhecendo melhor suas finanças, ofertando conta digital, linhas de crédito e tecnologia no ato do pagamento. Para isso, o iFood Pago desenvolveu a Maquinona, que além de cumprir seu papel como máquina de cartões, oferece maneiras para que o estabelecimento consiga manter a clientela e seja atrativo, sabendo promover a própria marca através de dados analisados por IA. O equipamento ainda é integrado à entrega iFood. Atualmente, o aplicativo de restaurantes recebe mais de 96 milhões de pedidos por mês e conta com cerca de 50 milhões de clientes.

De acordo com a companhia, nos próximos meses cerca de 5 mil exemplares da Maquinona chegam ao mercado. A expectativa é que no final do calendário fiscal, 50 mil restaurantes já a estejam utilizando. A inserção do iFood no mercado financeiro se dá após dois anos de estruturação. Nesse período, foram lançados o cartão pré-pago e a conta digital, ambos em parceria com a fintech Zoop.

Outra novidade é que o iFood Benefícios passa a ser oferecido pelo banco digital.