Quase todas as principais redes sociais oferecem a apps de terceiros a possibilidade de autenticação através de suas credenciais. É o famoso login via Facebook, ou Google, ou Twitter, ou Linkedin, por exemplo. Para o usuário, isso facilita o acesso a apps novos, dispensando o preenchimento de mais um cadastro. Para as empresas é uma relação ganha-ganha, com troca de informações entre elas sobre o usuário. O Snapchat era uma das poucas redes sociais móveis de grande porte que ainda não havia adotado esse modelo. Isso mudou esta semana: o aplicativo Bitmoji Keyboard é o primeiro a disponilizar aos seus usuários a autenticação via Snapchat, com um botão amarelo, cor da rede social, em sua tela de entrada.

Cabe lembrar que o Bitmoji pertence ao Snapchat. Portanto, trata-se de um movimento natural. Mas pode simbolizar também um primeiro passo para uma abertura futura para que apps de terceiros adotem também o login via Snapchat.

Vale destacar que a rede social tem se popularizado rapidamente entre adolescentes, se tornando uma alternativa ao Facebook, que é encarado como um serviço para adultos. O crescimento do Snapchat tem sido notado no Brasil. Segundo a última pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de Apps no Brasil, o Snapchat é o 11º app mais comum na home screen dos smartphones brasileiros, presente em 9,9% delas em abril passado, o que representou um crescimento de 0,6 ponto percentual em seis meses, na comparação com a edição anterior da mesma pesquisa. Apenas o Snapchat e outros cinco apps dentre os 20 mais populares registraram aumento em seis meses.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!