A Telefónica Espanha firmou parceria com o Boston Scientific para criar uma tecnologia de atendimento de tratamento cardíaco remoto, digitalizado e em tempo real com 5G.
Com apoio da Tedcas, empresa acelerada pelo hub de inovação da operadora, Wayra, a Telefónica vai implementar soluções de saúde digital e um sistema de controle remoto para gerenciamento de dispositivos de ritmo cardíaco, eletrofisiologia e sistema do centro de suporte remoto da Boston.
Adicionando a esses equipamentos o 5G, a proposta das empresas é diagnosticar pacientes com cardiopatia à distância, uma vez que a tecnologia tem baixa latência, alta velocidade de Internet móvel e protocolos de segurança renovados.
A ideia é que o Remote Clinical Support Center da Boston Scientific utilize essas tecnologias conectadas à quinta geração para apoiar de Madri hospitais localizados em África, Europa e Oriente Médio. Para isso, uma pessoa coletará as informações no local com os equipamentos e enviará para o centro de suporte da Boston na capital espanhola. Assim, o médico poderá dar o diagnóstico em tempo real.