Junho foi o mês com maior quantidade de leituras de códigos de barra em dispositivos móveis da história da Scanbuy, empresa que fornece um app leitor, o Scanlife, presente em milhões de aparelhos no mundo. Naquele mês, foram registradas 5,3 milhões de leituras pela plataforma da companhia. Durante o segundo trimestre inteiro houve 16 milhões, o que representa um crescimento de 23% frente ao período de janeiro a março, quando foram registrados 13 milhões de leituras. Em média, houve 120 leituras por minuto durante o segundo trimestre, ou cinco vezes mais em relação ao mesmo período de 2011. A maioria das leituras é feita em aparelhos Android (53%). O iOS (43%) aparece em segundo lugar, seguido por Symbian (2%) e Blackberry (2%).

De acordo com relatório divulgado pela empresa, houve uma campanha que respondeu sozinha por 2 milhões de leituras no segundo trimestre. Um ano antes, a maior campanha tivera 30 mil leituras. As cinco indústrias que mais geraram leituras foram brinquedos, saúde e beleza, tecnologia sem fio, bebidas e restaurantes de fast food. E os cinco tipos de conteúdo mais disponibilizados pela leitura dos códigos foram: concursos, programas de fidelidade, mídia social, donwload de aplicativo e vídeo.

O relatório da Scanbuy mostra que o horário de pico de leituras é entre 4 da tarde e 7 da noite. O período da manhã é o mais fraco. Entre os usuários, a faixa etária mais comum é aquela entre 25 e 34 anos (26%), seguida de 25 a 44 anos (25%). Jovens com idades entre 18 e 24 anos representam 16% do público do app da Scanbuy. E pessoas na faixa de 45 a 54 anos representam outros 16%.

Mobile+

Nuno Gonçalves, diretor executivo da Scanbuy no Brasil, participará de debate no painel "A mobilidade aplicada ao varejo", durante o 5º Forum Mobile+, no dia 26 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Para conhecer toda a programação e se inscrever, acesse o site do evento. O 5º Forum Mobile+ é um evento produzido pela Converge Comunicações em parceria com seus veículos Mobile Time, Teletime e TI Inside.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!