Serviços de assistência geralmente são vendidos no Brasil atrelados a um seguro. O exemplo mais comum é o da assistência automotiva, que costuma ser comercializada junto com o seguro do veículo. Mas não precisa ser assim. A multinacional Europ Assistance quer democratizar o acesso a serviços de assistência no Brasil através de parcerias com operadoras de telecomunicações.
“Já passou da hora de democratizarmos os serviços de assistência e não deixarmos que fiquem restritos a quem tem apólice de seguro. Identificamos as teles como um canal para levar essa oferta”, explica Rogério Guandalini, diretor de vendas e marketing da Europ, em conversa com Mobile Time.
A Europ está conversando com três grandes operadoras brasileiras. A ideia é incluir um serviço de assistência como parte de planos pós-pagos. A Europ tem em seu portfólio mais de 100 diferentes produtos de assistência, mas o que melhor se encaixa para telecom é o de proteção digital, em que é oferecida assistência para problemas de segurança online do assinante, como clonagem de WhatsApp, por exemplo.
O Brasil não é o primeiro país em que a companhia se aproxima de operadoras de telecom. A Europe mantém parcerias similares para distribuição de seus serviços de assistência com operadoras na Itália e no Chile. Além da proteção digital, as operadoras se interessam por assistência residencial e até assistência automotiva, como chamada de guincho.
A Europ atua exclusivamente em um modelo B2B2C. No Brasil, suas principais parceiras são seguradoras, montadoras e locadoras de veículos. Há dois modelos de negócios: ou o parceiro arca com os custos e oferece o serviço de assistência como uma forma de fidelizar seu cliente final; ou a Europe e o parceiro dividem a receita da venda do serviço.