O esquilo ganhou asas. O app de ebooks e audiolivros Skeelo concluiu a aquisição da rede social de leitores Skoob, cujo mascote é uma coruja. Os dois serviços somam 22 milhões de usuários cadastrados, incluindo 5 milhões repetidos, ou seja, que já faziam parte das duas bases. Isso significa que há outras 17 milhões de pessoas cadastradas em um dos dois serviços mas não no outro.

“Nossa principal estratégia a partir de agora é a de reforçar a audiência”, diz Rodrigo Meinberg, CEO e cofundador do Skeelo, em conversa com Mobile Time. Ele entende que as duas bases são bastante complementares: enquanto a do Skoob é mais ligada à leitura de livro físico e tem idade um pouco mais velha, a do Skeelo é totalmente digital e mais jovem.

Em termos de conteúdo, os dois serviços somam 2 milhões de livros cadastrados; 115 milhões de avaliações de livros; 92 milhões de notas de leitura; e 18,1 milhões de resenhas de livros.

Integração entre Skeelo e Skoob

Neste primeiro momento, os dois serviços seguirão existindo separadamente, com suas respectivas marcas. Porém, haverá um processo de modernização e padronização dos sistemas de ambos. “A primeira fase será como um banho de loja e de modernização”, comentou Rafael Lunes, sócio-fundador e vice-presidente de produto e engenharia do Skeelo, também em conversa com Mobile Time.

Depois, haverá o lançamento de novas funcionalidades e conteúdos dentro de cada plataforma. O Skeelo passará a ter recursos de rede social provenientes do Skoob, como as resenhas de livros. E os usuários do Skoob poderão comprar livros digitais e audiolivros disponíveis no catálogo do Skeelo.

O Skoob era monetizado com publicidade dentro da sua plataforma. Essa monetização será encerrada e os espaços publicitários serão ocupados com peças de divulgação do Skeelo e de suas editoras parceiras, sem cobrança delas por isso.

Outra novidade será a adoção do recurso de “single sign on”, ou seja, o usuário poderá se logar nas duas plataformas com o mesmo login.

Mais para frente é estudada também a possibilidade de se oferecer impressão sob demanda de livros que estejam esgotados, a partir de parcerias com as editoras.

A longo prazo, não está garantido que os dois apps seguirão existindo separadamente. “Teremos que avaliar internamente se vale a pena manter dois aplicativos, levando em conta o esforço de marketing para download, a a pouca memória do smartphone nacional etc. Mas precisamos ouvir os usuários antes”, comenta Lunes.

Origem dentro das operadoras

O Skeelo nasceu como um serviço de valor adicionado (SVA) nas operadoras móveis, mas conseguiu, ao longo do tempo, ultrapassar as fronteiras do setor de telecomunicações. Mais do que isso: é um raro caso de SVA que conseguiu construir uma base de usuários com engajamento longevo.

“Desconheço outro serviço que tenha nascido em operadora e depois foi para o mundo real”, comenta Meinberg.

Lançada há cinco anos, a plataforma de ebooks acumula 2 bilhões de minutos de leitura dentro do seu app. E registra atualmente 900 mil usuários ativos mensais.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!