A Velip atualizou nesta semana a sua plataforma de assistente virtual por voz, o Voice Bot. A solução, que tem aproximadamente 20 clientes, ganha funções de recuperação de crédito e cobrança como checagem da identidade da pessoa a ser atendida e análise e oferta de opções de pagamento de dívida, tudo por voz, que pode ser integrada ao telefone fixo, WhatsApp, Facebook Messenger e assistente do Google.
Em conversa com Mobile Time, José Roberto Aragão, diretor de tecnologia da empresa, afirmou que, desde o início da operação, o Voice Bot realizou mais de 1 bilhão de contatos por telefone e com interação por linguagem natural (resposta por voz): “Chegamos neste mês a mais de 3 milhões de interações por voz , sendo 90% para o setor de cobrança que abrange empresas de cobranças, bancos, cartões de crédito, operadoras de telecomunicações, companhias de energia e financeiras.”
Atuando com atendimento virtual desde 2018, Aragão afirma que o motor de processamento de linguagem natural (PLN) é próprio, mas em alguns casos usam motores externos por meio de uma tecnologia proprietária para rápida interação e fluxo contínuo da conversa.
Vale lembrar, a Velip é um broker de telefonia por voz que atua no mercado de agentes virtuais e sistemas de voz principalmente em canais telefônicos há dez anos. São fornecedores de outras empresas e possuem links dedicados com as operadoras, com mais de 3 mil linhas telefônicas ativas. Ao todo, a companhia possui mais de 100 clientes regulares e 500 que usam em determinadas situações. Mensalmente mais de 10 milhões de ligações telefônicas são realizadas dentro de sua plataforma.