2 Comercio Movel

Ilustração: Cecília Marins

Uma pesquisa do Mobile Ecosystem Forum (MEF), feita em 2022, avaliou como usuários de smartphone do mundo todo realizam pagamentos de serviços e produtos que são cobrados diretamente na conta do celular, o chamado “direct carrier billing”(DCB). Praticamente um em cada quatro brasileiros (24%) relatou cobrança indevida nessa modalidade. A média global dos dez países do estudo é 15%.

A maior parte das pessoas (44%), usou esse tipo de pagamento para serviços de conteúdo, como Netflix (Android, iOS) e Spotify (Android, iOS). 40% utilizaram para compra de produtos e serviços de loja online, enquanto 31%, para loja física. 24% utilizaram essa modalidade para apps que necessitam de um pagamento único para download; 21%, para estacionamento e outros serviços de tíquete; e 19%, para nenhuma dessas opções.

Os participantes da pesquisa também foram questionados da motivação que os levou a utilizar esse tipo de cobrança. Quase metade das pessoas (47%), apontou a rapidez como um dos fatores. 35% disseram que é por conveniência; 33% pela segurança; 14% não souberam responder; e 5% disseram que não é por nenhum desses motivos.

Foram relatadas preocupações que os usuários possuem ao fazer essa cobrança. 37% se preocupam que futuros pagamentos sejam autorizados sem aprovação; 35%, de que seus dados sejam roubados; 27%, em gastar demais sem perceber; 27%, ser cobrado a mais indevidamente; 25%, se inscrever em algo sem perceber; e 17%, nenhuma das opções.

Os entrevistados foram perguntados sobre a sua percepção em relação à segurança de pagamentos com o celular. Em uma escala de zero a 10, os brasileiros avaliaram em 6,75, ficando atrás apenas da África do Sul (6,84), e China (6,86). Por outro lado, as piores avaliações foram na Alemanha (5,74), Japão (5,84), e França, (5,88). A média geral ficou em 6,34.

Mundo

A pesquisa foi feita em 2022 com 6,5 mil usuários de smartphone de dez países – Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. 650 pessoas de cada país foram entrevistadas. Dentre os dez países analisados, África do Sul e China lideram com a maior porcentagem de usuários que aderem a esse tipo de pagamento.

Entre as pessoas que compram dessa forma, houve uma mudança de hábito, diferente do observado no Brasil. 42% dos usuários usam o direct carrier billing em pagamentos de bens e serviços comprados em lojas online. No ano anterior, o pagamento de inscrições em serviços como Netflix e Spotify havia sido o primeiro, mas caiu para segundo, com 38% dos respondentes agora.

De acordo com os resultados, referendados pelos dados de anos anteriores, quanto maior a renda da pessoa, mais chances de ela fazer esse tipo de pagamento. 88% do público de alta renda faz compras por meio da conta do celular. Esse tipo de pagamento é mais comum entre pessoas mais jovens, mas indivíduos com idade entre 45 e 54 anos cada vez mais aderem. As mulheres, no geral, também utilizam mais esse tipo de pagamento do que os homens.