O Spotify (Android, iOS) lança seu catálogo de audiolivros nesta terça-feira, 20, nos Estados Unidos. Usuários da região poderão escolher entre 300 mil títulos a partir de uma interface voltada especificamente para os audiobooks.
Os audiolivros ganham uma aba especial no aplicativo, assim como músicas e podcasts já possuem. Os audiolivros aparecerão com um ícone de cadeado no botão play, sinalizando que para ouvir é preciso comprar o título. No app, os usuários poderão comprá-los em uma página da web. Ao retornar ao Spotify, o livro será salvo automaticamente na biblioteca e estará disponível para ouvir.
Entre os recursos disponíveis estão: baixar o conteúdo para ouvir offline; marcar automaticamente e salvar onde o ouvinte parou; controlar a velocidade, com opções para acelerar ou reduzir o ritmo; compartilhar o título; e classificar o livro para ser exibido publicamente.
Segundo Nir Zicherman, vice-presidente e chefe global de audiolivros e conteúdo fechado do Spotify, os audiolivros têm potencial ilimitado e sua inserção na plataforma é para que ela se transforme no pacote completo de entretenimento e necessidades “auditivas” dos usuários.
Segundo o executivo, embora os audiolivros representem 6% a 7% do mercado de livros, a categoria está crescendo 20% ano a ano.
A biblioteca de audiolivros começa nos EUA, mas deverá ser liberada gradualmente para outros mercados. No entanto, ainda não há previsão de quando estará disponível no Brasil.