| Publicada originalmente no Teletime | Pouco menos de cinco meses após anunciar a primeira chamada de voz por satélite usando um smartphone comum, a AST SpaceMobile agora diz ter alcançado outro feito: a primeira ligação 5G baseada no espaço usando um smartphone comum.
De acordo com a operadora de satélite, o experimento foi realizado no último dia 8 de setembro. O dispositivo utilizado foi um Samsung Galaxy S22 convencional, sem modificações. A ligação foi feita numa zona considerada morta em conectividade no Havaí (Estados Unidos) para um funcionário da operadora Vodafone na cidade de Madri, Espanha.
Para isso, foi utilizado o conjunto de espectro da AT&T e o satélite de teste BlueWalker 3 da AST – equipamento que opera em baixa órbita terrestre (LEO).
No vídeo de demonstração da tecnologia, é possível observar que a chamada de voz foi feita utilizando o aplicativo WhatsApp. Em teste separado, a companhia disse ter alcançado 14 Mbps de velocidade de download – taxa de transferência maior em comparação com experimentos anteriores. Além da AT&T e Vodafone, a AST contou com parceria da Nokia no projeto.
No primeiro trimestre de 2024, a AST SpaceMobile pretende lançar cinco satélites comerciais BlueBird. Os modelos estão em processo de construção e testes nas instalações da companhia em Midland, no estado norte-americano do Texas.
Objetivos
Sobre a chamada 5G, a CEO da Vodafone Margherita Della Valle classificou o acontecimento como um passo importante para preencher “a lacuna de utilização móvel para milhões de pessoas em toda a Europa e África”. O grupo Vodafone é um dos principais investidores da operadora de satélites (que também tem a American Tower no grupo de apoiadores). A companhia pretende utilizar a infraestrutura da AST como parte de um plano para expansão da conectividade.
Já o chefe da rede AT&T, Chris Sambar, acrescentou: “Essas inovações pioneiras não seriam possíveis sem a colaboração de todo o ecossistema. Estamos todos trabalhando juntos para alcançar a visão compartilhada de conectividade baseada no espaço para consumidores e empresas em todo o mundo.”
Veja o vídeo do experimento