A Vivo e a Vale vão implementar 4G ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que liga os estados do Maranhão e do Pará, percorrendo um total de 28 cidades. Toda a comunicação da ferrovia será alterada de analógica para digital e a ideia é que, apesar de ser uma rede privativa, as comunidades vizinhas à ferrovia e à operação ferroviária sejam também beneficiadas com a tecnologia. O investimento será de R$ 240 milhões.

Ao todo, serão instaladas 49 novas torres de telefonia móvel e será feita a ativação de sinal em outras 27 torres já instaladas.

Vale

Para a Vale, a infraestrutura mais moderna vai ajudar na troca de dados com os trens, assim como melhorar a segurança e eficiência da operação. Será possível fazer transmissão de vídeo em tempo real para que o maquinista tenha mais visibilidade em outros trechos da via e serão usados dispositivos de telemetria para análise do desempenho dos trens em tempo real. E a tecnologia 4G vai também melhorar a comunicação entre os funcionários.

A Vivo já é fornecedora de conectividade da Vale. Em 2019 as empresas assinaram um acordo de implementação da rede LTE em Carajás, onde 22 equipamentos autônomos foram conectados, assim como em Itabira, onde a rede apoia o monitoramento de barragens.

Moradores

Para os moradores locais, serão abertos pontos de acesso à Internet gratuita ao longo da ferrovia em locais de grande circulação, como hospitais, escolas e centros comunitários

Cabe à Vale contatar as lideranças e os representantes do poder público para definir que locais serão beneficiados. Ao todo, serão disponibilizados aproximadamente 280 pontos de acesso.

Até o fim de 2024, todas as 15 estações de passageiros ao longo da EFC terão sinal de Internet grátis para os usuários. Na primeira fase, as estações beneficiadas serão: São Luís Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia/MA; e Marabá e Parauapebas/PA.

A infraestrutura também permitirá a melhoria da conectividade do Trem de Passageiros. Uma das primeiras medidas será possibilitar o pagamento de refeições por meio de cartões de crédito durante as viagens do Trem de Passageiros. Para isso, o carro de restaurante será conectado à rede. Até o momento, o pagamento é feito somente em dinheiro em espécie.

A previsão é que o projeto seja concluído em 2025.

 

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