O WhatsApp (Android, iOS) mergulha cada vez mais em soluções que aprofundam as relações entre consumidores e marcas. A última novidade lançada chama-se Flows, uma funcionalidade voltada a empresas que usam a API do WhatsApp Business (Android, iOS) de modo a personalizar produtos e serviços para seus clientes na plataforma. Na prática, será possível marcar um assento em um voo, fazer reserva em um restaurante, marcar consulta com um médico ou adquirir produtos e serviços. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira, 20, durante o Meta Conversations, realizado em Mumbai, na Índia, com a presença de Mark Zuckerberg, CEO da holding.
O Flows foi pensado para empresas de diferentes tamanhos e setores, como bancos, e-commerce, serviços de delivery, entre tantas outras.
Casos de uso
Meta informou ainda que o Banco PAN e o consórcio Magalu estão testando o Flows e desenvolvendo casos de uso.
No caso do Consórcio Magalu, potenciais clientes podem agendar uma conversa com um especialista em consórcio. A pessoa marca dia e horário pelo WhatsApp. O atendimento pode ser pelo app de mensageria mesmo, ligação ou videochamada. E para quem já é cliente e possui consórcio, é possível gerenciar o pagamento dos boletos e ofertas de lances, também sem sair do aplicativo. Neste momento de testes, a solução está disponível somente para celulares com Android.
Por sua vez, o Banco PAN oferece contratações de produtos de crédito para seus clientes com o WhatsApp Flows. De acordo com a Meta, a ferramenta proporcionou maior agilidade e conversão na contratação. Futuramente, o cliente poderá ver de forma simples itens no carrinho de compras e alterar os produtos. A instituição financeira participou do piloto global da nova funcionalidade.
Meta Verified
Outra novidade anunciada por Zuckerberg é a expansão do selo de verificação para contas de empresas nos aplicativos Instagram, Facebook e WhatsApp.
O executivo prometei para a próxima semana testes no Facebook e no Instagram em alguns mercados – ainda não divulgados. Mais para frente, “nos próximos meses”, vão começar os testes no WhatsApp, inicialmente para pequenos negócios via WhatsApp Business. E, mais adiante, Meta Verified será expandida para grandes empresas que usam a API do WhatsApp Business.
O serviço de assinatura no WhatsApp incluirá além do selo de verificação, suporte às empresas e proteção contra falsificação da conta. Será possível também criar uma página personalizada no app de mensageria que pode ser encontrada na web, além da possibilidade de usar a conta comercial em diferentes dispositivos para que colaboradores possam usar a conta ao mesmo tempo.
“Também ofereceremos Meta Verified para empresas – começando com Instagram e Facebook e adicionando WhatsApp ao longo do tempo. Meta Verified inclui autenticação comercial com selo verificado, proteção proativa contra falsificação de identidade, acesso ao suporte para ajudar a empresa a ser descoberta”, descreveu Zuckerberg em seu canal no Instagram.
Pagamentos na Índia
O executivo também anunciou a expansão da opção de pagamentos por meio do WhatsApp na Índia. Meta informou que está trabalhando com os parceiros Razorpay e PayU no país “para tornar o pagamento de algo tão simples quanto enviar uma mensagem”, segundo Telangana Today.