Entre o Brasil e o restante da América Latina parece haver uma barreira invisível, talvez decorrente da língua, que dificulta a integração cultural e comercial entre os dois lados. No mercado de conteúdo móvel isso fica claro: existe o universo brasileiro de integradores, agregadores e desenvolvedores, quase que totalmente restrito ao mercado nacional, e o universo que fala espanhol, com empresas que atuam em vários países da região. Volta e meia acontecem iniciativas de expansão para além dessa fronteira, nem sempre bem sucedidas. A próxima tentativa de integrar os dois lados partirá da AdsMovil, uma rede de publicidade móvel de origem colombiana com escritórios em Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México e Miami, além de representantes comerciais no Chile e na Guatemala. A AdsMovil quer começar a operar no Brasil até o final do ano e estuda qual é a melhor estratégia: sozinha ou por meio de uma parceria local.
O fundador e CEO da empresa, Alberto Pardo, esteve esta semana no País, para participar do MMA Forum em São Paulo e para conversar com possíveis parceiros. Ele explica que sua estratégia consiste em manter uma rede de aplicativos e sites móveis de alto valor. Fazem parte dela atualmente nomes como Angry Birds, CNN, Tank Hero e Wall Street Journal. Ciente de que já existem outras adnetworks premium para o mercado de mobilidade brasileiro, como Rede.Mobi e Hands, Pardo explica que um dos diferenciais da AdsMovil é ter um escritório em Miami, que atrai fortes anunciantes estrangeiros interessados em comprar publicidade para toda a América Latina, seja para consumidores que falem espanhol ou português. Tal como outras adnetworks premium, a AdsMovil oferece aos anunciantes de grande porte o desenvolvimento de sites móveis para receberem os cliques de seus banners através de uma ferramenta própria que adapta páginas web para visualização em dispositivos móveis.
A AdsMovil registra atualmente mais de 1 bilhão de impressões por mês em toda a sua rede. Cerca de 40% desse volume provém do México e o executivo está otimista quanto ao potencial do mercado brasileiro.