Além de crescerem cerca de 11% no último ano, cooperativas de crédito têm feito uso cada vez mais de chatbots: por mês, são mais de um milhão de atendimentos por estas plataformas. A afirmação é de Rafael Souza, CEO da Ubots, durante sua exposição no MobiFinance, evento promovido por Mobile Time, nesta quarta-feira, 20.

Souza acredita que o sucesso dos chatbots entre as cooperativas parte do conceito em que o cliente já é o dono do negócio, portanto faz parte das decisões. “Como o cliente é proprietário, ele automaticamente está no centro das atenções”, explicou.

A jornada dos chatbots nas cooperativas vai desde a pré-venda, passando pela venda de produtos financeiros e o atendimento. “Um dos principais problemas resolvidos é a centralização de canais de atendimento, a simplicidade para atendentes e a efetividade para os membros”, disse.

O CEO lembrou que neste segmento a combinação de automação com o contato humano provê a experiência ideal para os cooperados. “Na maior parte das cooperativas, os bots são usados para resolver problemas básicos e para direcionar o cooperado para seu gerente de relacionamento. Existe uma necessidade de proximidade com os gerentes de contas, sobretudo em cidades menores. Os bots apenas encurtam o caminho”, finalizou.

 

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