O 5G será capaz de gerar uma boa oportunidade para que as empresas de telecomunicações monetizem uma gama de serviços. É o que Sumit Dhawan, presidente da VMware acredita. Em sua passagem pelo Brasil para participar do evento VMware Explore Brasil, promovido por sua empresa nesta quarta-feira, 19, e quinta, 20, o executivo conversou com a imprensa a respeito dos lançamentos da companhia voltada para a integração de nuvens e virtualização de redes.
De acordo com o executivo, o 5G trará uma “explosão de aplicações” e essa condição vai proporcionar a monetização para as empresas de telecomunicações.
Ajay Patel, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de aplicações modernas e gerenciamento de negócios da VMware, complementou dizendo que a aplicação não é mais a tecnologia, mas, sim, o negócio.
José Duarte, general manager da VMware no Brasil, disse que a companhia possui trabalhos para levar para a nuvem todas as empresas de telecomunicações no País. Um deles, com a TIM, terá sua finalização no primeiro trimestre de 2023. Há ainda um caso já público com a Vivo.
“Temos casos com todas as telcos e estamos chamando isso de ‘cloudificação das redes’, que é levar essa experiência que sempre tivemos na área de TI para as redes, uma área mais tradicional do mercado. Com o advento do 5G, essa rede vai precisar ser mais aberta, mais ágil, mais flexível, mais escalável. Tudo aquilo que as áreas de TI estão bem mais habituadas a buscar, a área de network agora vai ter que fazer o mesmo. E nós estamos no centro disso tudo”, diz Duarte. E complementa: “Conseguimos proporcionar agilidade e transformação dos negócios e o 5G vai pressionar muitas telcos para fazer a transformação.”
Ao longo do evento VMware Explore Brasil, a empresa multi-cloud anunciou uma série de novos produtos e serviços que passará a oferecer ou que já estão em seu portfólio. A proposta principal é permitir que as empresas gerenciem diferentes nuvens onde estão seus dados de maneira ágil e que permita o escalonamento, de forma a acelerar os negócios. Um dos produtos é o VMware Cross-Cloud, que oferece uma maneira unificada e simplificada de criar, operar, acessar e proteger melhor qualquer aplicação, em qualquer nuvem, a partir de qualquer dispositivo — em plataforma de aplicações, gerenciamento de nuvem, infraestrutura de nuvem e de borda, rede e segurança avançada e espaço de trabalho em qualquer lugar.
A companhia também apresentou um novo portfólio de gerenciamento multi-cloud: o VMware Aria, que fornecerá um conjunto de soluções end-to-end para gerenciar aplicações e infraestrutura nativas da nuvem. As novas ofertas ajudarão as organizações a gerenciar seus custos, desempenho, configuração e entrega em nuvens públicas e privadas.
A jornalista viajou a convite da VMware.