O Skeelo (Android, iOS) lançou há um mês e meio mecanismos de gameficação dentro do seu app para aumentar o engajamento dos usuários. Os resultados começam a ser colhidos. No primeiro mês, a retenção do app aumentou 12%, informa o CMCO do Skeelo, André Palme, em conversa com Mobile Time.
A campanha foi batizada como “Desafio das nozes”, em alusão ao alimento preferido do esquilo, mascote da companhia. Os usuários ganham “nozes” quanto mais ações realizam dentro do aplicativo, como selecionar um livro, escutar um audiobook etc. As nozes são trocadas depois por ebooks e audiolivros. No primeiro mês foram feitos 12 mil resgates.
Um próximo passo da empresa em seu esforço de aumentar o engajamento consistirá em adicionar ferramentas de redes sociais dentro do app, para tornar a experiência de leitura mais colaborativa, explica Palme.
O Skeelo tem hoje 190 milhões de usuários elegíveis, dos quais 18 milhões estão cadastrados no serviço. Em quatro anos de operação, acumula 1,3 bilhão de minutos de leitura, somando ebooks, minibooks e audiobooks.
IA
Recentemente, a empresa começou a utilizar inteligência artificial na produção de audiolivros. A tecnologia está sendo adotada para títulos de não ficção no clube do livro da MePoupe. Ela gera a voz que narra os textos, no lugar do narrador humano. Com IA, o processo de captação de voz fica até 80% mais barato e o tempo de produção cai de duas semanas para duas ou três horas. Quase 10 audiolivros já foram criados com inteligência artificial pelo Skeelo.
“A IA pode ser um grande catalisador de audiolivros, sem tirar o trabalho de talentos humanos, mas pegando parte dos ebooks que, na ausência dessa tecnologia, sequer ganhariam versão em áudio. A IA pode trazer para o jogo uma parcela maior do catálogo. É bom para as plataformas, para o dono do conteúdo e para o consumidor”, avalia o executivo.