A BinarioMobile, divisão de soluções de mobilidade corporativa do grupo Binario, espera no mínimo dobrar a sua receita em 2014. Entre os fatores que vão impulsionar esse crescimento está o barateamento dos smartphones no Brasil, o que levou à adoção do dispositivo em níveis hierárquicos mais baixos dentro das empresas, junto com soluções móveis de automação de equipes em campo, captura de dados e gerenciamento de controle de despesas, por exemplo.
"A massificação com aparelhos super baratos pulverizou os smartphones junto a funcionários mais operacionais. Além de email, workflow e gerenciamento de força de campo, que são soluções-padrão, estamos vendo demanda por controle de despesas de funcionários de nível operacional, controle de horas trabalhadas e também soluções na área educacional", relata Eduardo Diaz, gerente de soluções móveis da BinarioMobile.
Outro fator favorável em 2014 citado pelo executivo é a maior maturidade do mercado brasileiro no que diz respeito à contratação de soluções de mobilidade corporativa. O que antes eram projetos pontuais, realizados com sobras de orçamento, agora viraram parte integrante da estratégia corporativa, com orçamento próprio e investimento constante. "Hoje, as empresas mudaram processos de negócios para que sejam móveis desde o início e contratam serviços de mobilidade por tempo indeterminado", descreve.
Por fim, Diaz destaca a crescente demanda por soluções móveis por parte de pequenas e médias empresas, fomentada pelo barateamento dos smartphones e por ofertas de soluções de prateleira.
Blackberry
A BinarioMobile é famosa pela parceria de longa data com a Blackberry na oferta de soluções móveis corporativas, especialmente em gerenciamento de terminais (MDM). Hoje, a companhia não é mais tão dependente dessa parceria como foi no passado. Em 2013, a receita com projetos em Android e iOS superou aquela com Blackberry na BinarioMobile. No ano anterior, a proporção era meio a meio. A mudança reflete o movimento do próprio mercado brasileiro e mundial, em que Android e iOS vêm ganhando participação dentro das empresas.