Um estudo recente da RankMyApp sobre downloads de aplicativos de streaming mostrou que a Netflix é o principal app da categoria na Google Play do Brasil. Feito a partir da análise de dados obtidos na loja de apps entre janeiro e outubro deste ano, o serviço de streaming é o único que mantém uma média de 1,1 milhão de downloads por mês e 11 milhões no acumulado de dez meses.
Na sequência aparece o Prime Video, que tem uma estratégia de oferecer seu streaming com o serviço de entregas Amazon Prime. Em seguida, vem Disney+, HBO Max e Paramount+ (que não teve os downloads computados dos meses de janeiro e fevereiro, mas sempre manteve uma média de 36 mil downloads). Nota-se que Globoplay e outros apps que misturam o modelo tradicional de TV linear, não estão presentes na análise.
“Podemos observar que, no período analisado há uma dominância isolada da Netflix em relação aos demais aplicativos de streaming. Também vemos períodos de disputa acirrada entre o Amazon Prime Video, HBO Max e Disney+, embora o Amazon Prime Video lidere entre os três na maior parte do tempo, seguido da Disney+ e HBO Max, respectivamente”, diz trecho do relatório enviado com exclusividade a Mobile Time.
Como resultado, a Netflix tem aproximadamente 60% de fatia de mercado das instalações da Google Play. Ou seja, mesmo se juntar os outros quatro principais rivais, a Netflix lidera o mercado nacional de streaming.
Na visão da RankMyApp, um motivo para esse amplo domínio é o período que cada plataforma foi lançada no Brasil:
– Netflix, setembro de 2011;
– Amazon Prime Video, dezembro de 2016;
– Disney+, novembro de 2020;
– Paramount+, março de 2021.
Por região
A busca por aplicativos (quando o usuário digita o nome de um app que deseja baixar), Netflix foi mais forte no Centro-Oeste, em especial no estado de Goiás; mas é mais fraca no Nordeste – com o Piauí com o menor resultado no acumulado de dez meses nas pesquisas. O Prime Vídeo é mais forte no Sul e Sudeste do País, em especial no Paraná, mas foi mais fraco no Norte, com o Pará o pior estado em volume de busca.
O Disney+ teve uma forte dinâmica de buscas no Sudeste e partes do Sul e Nordeste, sendo Rio de Janeiro o mais forte e Piauí o estado com menos buscas. E o app da Paramount+ é bem forte no Sudeste e parte do Nordeste e fraco no Norte com melhor resultado em São Paulo e o pior no Acre.
“As buscas são bem distribuídas ao longo de todos os Estados, os streamings possuem padrões diferentes uns dos outros em relação às suas próprias buscas”, aponta a RankMyApp. “Importante destacar a homogeneidade da Netflix, já que o estado com menor busca apresenta 85 na escala de 0 a 100, sendo que 100 é o estado com maior busca. Na Amazon Prime Video o número do estado com menor busca é 65, Disney+ e HBO Max 60 e Paramount+ apresenta a maior diferença com a busca menor de 50”, completou.
Interações e categorias
Fazendo um cruzamento e olhando para o mercado publicitário e possíveis ações, a RankMyApp procurou uma correlação com outros apps que usuários de streaming também utilizam. Entre os aplicativos que esses consumidores mais interagem estão: Instagram; WhatsApp; Mercado Livre; Shopee; YouTube; TikTok; Facebook; e Subway Surfers. Também vale dizer que os apps de streaming são destaque entre os mais baixados na categoria de entretenimento.
A Netflix terminou o mês de outubro em quarto entre os mais baixados no gênero (entretenimento), Disney+ em sexto, HBO Max em sétimo e Prime Video na 12ª posição. Um ponto positivo é que a Paramount+ foi quem melhorou mais no ranking, da 42ª posição para a 33ª.
“Importante observar que na categoria entretenimento da Google Play Store, temos a presença de apps gratuitos como MegaFlix , o TubiTV e o próprio YouTube, que disputam as primeiras posições com os apps analisados neste estudo”, conclui a RankMyApp em sua análise.