Na indústria móvel, o ano de 2022 foi marcado pelo lançamento das redes 5G standalone no Brasil; pela venda da Oi para as rivais Claro, TIM e Vivo; pela venda do Twitter para o bilionário Elon Musk; e muito mais. Relembre abaixo alguns dos assuntos mais importantes dos últimos 12 meses e que foram notícia no Mobile Time.
Chegada do 5G – Depois de um leilão de espectro que atraiu não apenas as grandes operadoras, mas também teles regionais, ISPs e redes neutras, o 5G no padrão standalone chegou ao Brasil este ano, começando por Brasília, em julho. Pouco a pouco, as demais capitais foram recebendo a novidade. Em São Paulo, a nova rede foi ligada em agosto. O espectro de 3,5 GHz está sendo liberado aos poucos, conforme é feita uma limpeza da frequência, que antes era ocupada para a transmissão de dados via satélite na banda C, usada pelas antenas parabólicas de TV. Para a liberação da faixa, a transmissão da TV passou para a banda Ku, e kits para recepção nessa nova tecnologia estão sendo distribuídos à população de baixa renda.
Venda da Oi – O processo de venda da Oi por R$ 16 bilhões para Claro, TIM e Vivo foi concluído em abril deste ano, mas novos capítulos surgiram depois, como o questionamento sobre o valor final a ser pago e críticas quanto à ORPA para MVNOs, que foi uma das contrapartidas exigidas pelo Cade para aprovar a transação.
WhatsApp com pagamento, abertura de API e comunidades – O ano foi movimentado para o WhatsApp e todo o ecossistema de empresas que orbitam em volta do app mais popular do Brasil. Em março houve a liberação do Banco Central para a transferência de valores entre pessoas físicas com cartão de débito dentro do WhatsApp. Ainda no primeiro semestre, o WhatsApp flexibilizou regras de uso da sua API, tornando-a acessível para mais empresas. Depois veio o anúncio da funcionalidade Comunidades, que vai alterar de maneira significativa a utilização do app, mas que só deve ser lançada no Brasil em 2023. Mais recentemente houve a autorização por parte do BC para pagamentos com cartão de crédito Visa e Mastercard dentro do WhatsApp – a qualquer momento a novidade deve entrar em operação com algum varejista nacional.
Telegram cresce e estabelece representação no Brasil – Depois de muita pressão de autoridades brasileiras, o Telegram finalmente estabeleceu uma representação no Brasil e firmou acordo com o TSE para coibir fake news eleitorais em sua plataforma. Paralelamente, o mensageiro cresceu muito no País, chegando a estar instalado em 65% dos smartphones nacionais, segundo pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Outra novidade importante do rival do WhatsApp foi o lançamento da sua versão premium, que superou recentemente a marca de 1 milhão de assinantes.
Open finance vira realidade – O open finance virou realidade para o usuário final, na forma de novos produtos, como gerenciador financeiro multibanco; ofertas personalizadas; e onboarding simplificado. Pela complexidade, pela rapidez na adoção e pelo tamanho do mercado nacional, o open finance brasileiro se tornou referência mundial. Em dezembro, Nubank e Banco do Brasil haviam registrado até então 2 milhões e 1,3 milhão de clientes que aderiram ao open finance.
Carteira de identidade nacional (CIN) – O Brasil, finalmente, passou a ter uma carteira de identidade padronizada no país inteiro e usando o CPF como número identificador. Trata-se da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida pelos estados e que contará com versão digital em app. A novidade ajudará no combate à fraude.
Expansão da fronteira das teles – Em 2022, as operadoras continuaram a expandir suas fronteiras de negócios para outros setores. A TIM firmou uma joint-venture com a FS em serviços de segurança digital e prepara agora sua entrada no setor de energia, com geração distribuída. Vivo e Ânima criaram a edtech Vivae. E a Algar passou a oferecer a assinatura de um serviço de casa inteligente.
Regulação das big techs na Europa – Reforçando seu papel de vanguarda em regulamentação tecnológica, a Europa aprovou este ano o Ato de Mercados Digitais e o Ato de Serviços Digitais, definindo uma série de regras para a operação de certos serviços na Internet e que terão impactos significativos sobre as chamadas big techs (Apple, Amazon, Google, Meta e Microsoft). Uma das exigências é de que haja interoperabilidade entre apps de mensagens.
Satélite no celular – A comunicação via satélite agora está dentro dos celulares. O iPhone 14, lançado este ano, é o primeiro smartphone a oferecer comunicação via satélite para serviços de emergência. Ou seja, se o usuário estiver em uma região sem sinal de rede móvel ele conseguirá pedir socorro graças à comunicação satelital, em uma parceria entre Apple e Globalstar. Em outra iniciativa, a operadora norte-americana T-Mobile e a SpaceX firmaram um acordo para levar cobertura satelital aos celulares através da frequência de 2,5 GHz.
Elon Musk compra Twitter – O Twitter foi vendido para o bilionário norte-americano Elon Musk, mas a transação levou meses para ser concluída e virou uma novela mexicana. Depois do anúncio de um acerto entre as partes para que a compra fosse concretizada ao preço de US$ 44 bilhões em abril de 2022, Musk voltou atrás e tentou cancelar o negócio, alegando que teria sido enganado sobre o número de usuários falsos (robôs) na plataforma. Mas já era tarde demais e, para evitar uma longa briga na justiça, o bilionário teve que cumprir o contrato assinado e pagar a conta. Logo depois que assumiu o controle, houve demissões em massa e muita polêmica em torno da nova gestão e de produtos, como o selo de verificação de usuário.
Koo brasileiro – Uma rede social indiana chamada Koo virou uma febre entre brasileiros da noite para o dia, após rumores sobre o fim do Twitter. Os fundadores do Koo foram pegos de surpresa, mas rapidamente abraçaram a nova comunidade e prepararam funcionalidades para agradar aos brasileiros.
Faixa de 3,7 GHz para redes privativas – Em uma iniciativa importante para o fomento de redes privativas móveis no País, a Anatel liberou parte da faixa de 3,7 GHz a 3,8 GHz para autorizações de SLP.