A base de assinantes ativos do Globoplay (Android, iOS) cresceu 56% no terceiro trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano anterior. A informação foi compartilhada pelo diretor geral do serviço, Erick Bretas, durante o lançamento da Roku no Brasil nesta terça-feira, 21.
Na apresentação da parceria com a empresa norte-americana, o diretor do Globoplay afirmou que o objetivo do streaming é ser o líder do mercado brasileiro em dez anos: “Entendemos que podemos ter esse papel de liderança por sermos uma marca conhecida no País; termos os melhores talentos; produzirmos e adquirirmos conteúdo para várias janelas; pelo fato de nossas plataformas digitais alcançarem mais de 100 milhões de pessoas por mês; e por usarmos nossa força de comunicação (para incentivar o uso do app)”.
Em sua apresentação, o executivo disse que a plataforma de OTT da Globo teve um aumento de 69% no consumo geral (usuários pagantes e gratuitos) de horas assistidas, e mais de 250% em horas consumidas pelos assinantes, considerando o terceiro trimestre de 2019.
“Nós vimos a mudança da concorrência do mundo da TV aberta para outros grandes players globais, como Amazon e Disney. Mas mesmo com essa concorrência queremos ser os líderes do mercado de streaming brasileiro”, completou o diretor da plataforma de OTT.
Outros dados apresentados por Bretas que corroboram com a estratégia foram informações de consumo de mercado obtidos por empresas parceiras da Globo. A companhia estima que 63% dos brasileiros consomem vídeo online, 67% acessam banda larga, 40% têm acesso à TV conectada e 50,2 milhões têm acesso a algum tipo de OTT.
Internacionalização e futuro
Em conversa com Mobile Time, Bretas disse que o objetivo da companhia é o crescimento em usuários e horas assistidas. Explicou que, por enquanto, a Globo não mira em uma estratégia de aumento de receita com o app. Para isso, a Globo investirá pesado na estratégia de conteúdo exclusivo. Na apresentação, o diretor do Globoplay confirmou 18 produções originais na plataforma, oito da Globo e dez com estúdios externos.
Outro tema abordado na conversa foi a internacionalização do Globoplay. Bretas confirmou que há conversas para levar o streaming a outros países através do Roku. De acordo com Matthew Anderson, CMO da Roku, uma vez dentro do ecossistema de aplicativos da Roku, uma empresa pode lançar o seu app em outros mercados.
Atualmente, o Roku está em 20 países, sendo 11 deles na América Latina.