O Google adicionou uma série de novas empresas à sua iniciativa de notícias para telas de dispositivos móveis, o News Showcase. Entre os novos veículos de comunicação apresentados nesta quinta-feira, 21, a companhia incluiu o Jornal do Commercio de Pernambuco, além de: El Cronista e La Gaceta da Argentina; TAG24 e Sächsische Zeitung da Alemanha; e a agência de notícias britânica Reuters.
Vale lembrar, o News Showcase surgiu após cobranças de empresas de mídia e governos – principalmente França e Austrália – para que o Google pagasse pela indexação de notícias em suas plataformas, como Google News e Discover.
A entrada de novos veículos surge no mesmo dia que o Google firmou acordo de pagamento de royalties aos veículos de comunicação franceses. Após meses de negociação entre Google e a Alliance de la Prense d’Information Generale – associação que representa os grupos de mídia da França –, as partes determinaram que a remuneração será baseada em critérios como notícias que contenham contribuições de informações políticas e gerais, volume diário de publicações ou a audiência mensal na Internet.
Com o acerte feito com a Alliance, a empresa negociará com cada companhia de mídia francesa pelo pagamento das indexações. Uma vez confirmado, os veículos franceses passam a contribuir para o News Showcase. Inicialmente, três grandes empresas de mídia da França entraram na plataforma móvel de notícias nesta quinta-feira. São eles: Le Monde, Le Figaro e Libération.
Com a entrada dos novos veículos, o Google soma cerca de 450 empresas de notícias de 12 países no Showcase.