[Matéria atualizada em21/2/22, às 17h55 com informações de possíveis impactos financeiros e operacionais] A Americanas S.A. (antiga B2W) tirou do ar os sites e aplicativos do Americanas.com (Android, iOS) e Submarino (Android, iOS), ou seja, os consumidores não conseguiam navegar e fazer compras nos marketplaces ao longo desta segunda-feira, 21. Procurada por Mobile Time, a companhia informou que a ação foi para “suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce” depois de identificar “acesso não autorizado” na madrugada do último domingo, 20.
“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos”, informa em nota.
Em conta feita por esta publicação com base nos resultados financeiros de volume de produtos transacionado (GMV) no primeiro trimestre de 2021, de R$ 8,5 bilhões, o prejuízo pelos marketplaces ficarem fora do ar o dia todo pode ultrapassar os R$ 100 milhões. Ainda de acordo com o reporte, 83% do tráfego da Americanas S.A. era mobile.
Até 20h10 desta segunda-feira, 21, os sites e aplicativos estavam fora do ar. Para download dos apps no Google Play e na App Store não há problemas, a falha é apenas no uso deles. Outras marcas do grupo, como a varejista Shoptime e a carteira Ame Digital, não foram afetadas.
A Americanas reforça que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.