O Agibank desenvolveu um agente de inteligência artificial especializado na prevenção a lavagem de dinheiro e combate a fraudes. Desenvolvido ao longo de quatro meses pela equipe de TI do banco, o sistema diminuiu de 34 dias para cinco minutos o tempo de análise de dados, que antes dependia de diversos processos manuais realizados por um time de analistas.

agibank

Daniel Pires, diretor de crédito e dados do Agibank

O agente foi treinado com dados históricos do próprio Agibank e tem a capacidade de aprender sozinho ao longo do tempo, se aprimorando na identificação de casos suspeitos. Ele é acionado sob demanda pelos analistas do banco.

Por enquanto, o sistema não toma decisões sozinho, mas apresenta relatórios apontando casos suspeitos para que os analistas humanos possam decidir o que fazer.

No momento, o agente de IA atua como uma ferramenta de suporte, fornecendo análises e indícios de desvios recomendações para os analistas humanos, que são responsáveis pela decisão final. Embora a autonomia total não esteja nos planos imediatos, futuras atualizações poderão considerar níveis controlados de automação, sempre alinhados às regulamentações vigentes e às políticas internas de compliance”, informa Daniel Pires, diretor de crédito e dados do Agibank, em resposta a Mobile Time.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

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