A Aivo trouxe para o Brasil o seu assistente virtual por comando de voz, o Voice. Ele é integrado à sua solução de chatbot, o Agentbot, para prover atendimento automatizado, mas agora dentro de URAs, usando tecnologia de transcrição de fala (STT) junto com processamento de linguagem natural e inteligência artificial. A proposta é substituir os menus tradicionais das URAs, provendo atendimento automático para demandas simples e recorrentes. Temas mais complexos ou que o Voice não compreenda são direcionados para os atendentes humanos.

“Saímos da web e fomos para uma URA, usando a mesma metodologia, só que no canal telefônico. O resultado final é que a gente pula o procedimento da URA tradicional, de teclar o menu”, compara Bruno Dalla Fina, country manager da Aivo no Brasil.

A ideia é vender a solução para call centers e grandes empresas que tenham atendimento telefônico com equipes internas. Em call centers com até 60 portas, a solução fica hospedada nos servidores da Aivo. Para estruturas maiores, há uma opção híbrida, em que parte fica na empresa do cliente.

O Voice pode trabalhar com vozes pré-gravadas por locutores ou vozes dinâmicas, oferecidas por serviços do Google e da Amazon. Um dos pontos fortes é a empatia do atendente, destaca Dalla Fina. Vale lembrar que o motor de processamento de linguagem natural é próprio da Aivo. Há um dicionário comum para todos os clientes e que está em constante evolução, mas é possível também redefinir algumas palavras de acordo com as necessidades de cada companhia e os nomes de seus produtos e serviços.

O serviço foi lançado também no México, na Colômbia e na Argentina. Gradativamente está sendo disponibilizado em todos os mercados onde a Aivo atua. A expectativa de seu CEO, Martin Frascaroli, é de que a solução represente 20% da receita da companhia este ano. No Brasil, entretanto, deve ser um pouco mais, chegando perto de 30%, projeta. “O brasileiro tem uma tendência natural de falar ao telefone. As empresas incentivaram o canal telefônico por muito tempo aqui”, comenta.

 

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