Um apagão deixou vários Estados das regiões Norte e Nordeste sem energia na tarde desta quarta-feira, 21. Com isso, usuários nos estados afetados reclamaram de falta de sinal de celular em algumas operadoras. A situação estaria sendo normalizada aos poucos.

Procurada por este noticiário, a Oi declarou que o apagão não teve impacto na rede e na prestação de serviços, uma vez que a empresa trabalha com baterias e geradores. A companhia oferece banda larga e telefonia fixa, além do serviço móvel e de TV paga nas regiões. “A companhia acrescenta que, em função da interrupção no fornecimento de energia elétrica comercial em diversos Estados do País, alguns clientes da companhia podem enfrentar dificuldades pontuais. Equipes técnicas estão de prontidão, acompanhando a situação”.

Em nota, a TIM informou que “alguns clientes nos estados do Norte e Nordeste poderão encontrar dificuldades para utilização de seus serviços na tarde desta quarta-feira (21), devido à falta de energia elétrica que afeta as regiões. Técnicos da companhia trabalham para normalizar a prestação dos serviços, tão logo seja possível.”

A Vivo também enviou posicionamento, afirmando que desde a tarde desta quarta-feira, “clientes dos Estados de Bahia, Sergipe, Amazonas, Maranhão, Amapá, Pará, Ceará, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, podem estar encontrando dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados, devido à falta de energia comercial na região. Os serviços estão sendo normalizados à medida que a energia comercial é restabelecida”.

“A Claro e a Net informam que, devido à interrupção de energia nas regiões Norte e Nordeste, alguns clientes podem estar enfrentando dificuldades para acessar os serviços de voz, dados, TV por assinatura, telefonia fixa e banda larga fixa. As operadoras afirmam que seguem acompanhando o caso de perto para garantir a normalização dos serviços no menor tempo possível”, afirmaram as empresas do Grupo Claro Brasil também em comunicado.

Relatos de usuários no Nordeste (estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco) afirmaram que a energia e o sinal de celular ficaram sem funcionar por um período. Às 17h45, as redes móveis (pelo menos de Claro, Oi, Vivo e TIM) estavam funcionando. No início da noite, no entanto, a energia continuava oscilando na região.

Segundo a assessoria de imprensa do Operador Nacional de Sistema Elétrico, uma “perturbação” às 15h48 causou o desligamento de 22,5% da carga total do sistema. Como consequência, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que promoveu o corte automático de consumidores e deixou o sistema desconectado com o do Norte-Nordeste. Às 16h15, toda a recomposição já teria sido realizada. “As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso”, afirma.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!