O aplicativo TIM Fun (Android) utiliza desde março do ano passado uma solução de autenticação silenciosa pela rede móvel, conhecida como Silent Mobile Verification (SMV). Desde então, foram feitas mais de 3 milhões de autenticações desta maneira. Agora, o SMV começa a ser oferecido comercialmente no mercado, com foco principalmente em bancos, fintechs e carteiras digitais.
“Temos essa abordagem de testar primeiro no ecossistema da TIM. Afinal, temos que acreditar no que a gente faz. Queríamos polir o produto para ter segurança antes de comercializar. Se funciona em uma base como a da TIM, com milhões de clientes, quando oferecermos para outra empresa sabemos que a maioria dos problemas já foram resolvidos”, explica Leonardo Siqueira, diretor de data monetization & mobile ads da TIM. Está no roadmap da operadora levar o SMV também para o aplicativo de autoatendimento Meu TIM (Android, iOS).
Além do onboarding, o SMV pode ser usado em outros momentos da jornada de um cliente em um app, como em transações de maior valor que requerem uma nova autenticação, por questões de segurança, sugere o executivo.

Leonardo Siqueira, diretor de data monetization e mobile ads da TIM
SMV no lugar do SMS
A autenticação silenciosa, na prática, substitui o envio de senha temporária por SMS para a confirmação da posse do número celular informado em um processo de onboarding. Sua vantagem é não demandar qualquer ação por parte do usuário final, o que agiliza a autenticação e aumenta a conversão.
Com SMV, o tempo médio de autenticação no TIM Fun caiu de 19 segundos para 8 segundos, na comparação com a autenticação por SMS. E a taxa de conversão subiu de 80% para 99%. “No SMS às vezes o cliente digita errado, ou vai fazer outra coisa e a validade do token expira, ou o código não chega a tempo”, lista Siqueira.
No caso do SMV, a autenticação é feita pela rede de dados da operadora. Se o cliente tiver um aparelho com dois chips, é preciso que esteja configurado para usar a rede de dados do número que deseja autenticar. Vale lembrar que a solução de SMV prevê o fallback para SMS, caso necessário.
Importante destacar que o SMV só funciona dentro de apps, não em sites.
A solução de SMV utilizada pela TIM é uma API desenvolvida pela Infobip, mas não é aquela de verificação de número que faz parte do catálogo do Open Gateway. Embora tenham exatamente o mesmo propósito, são APIs com especificações distintas e a da Infobip já está sendo testada há mais tempo na operadora.
Modelo de negócios
O uso do SMV é cobrado por transação. A TIM não divulga o preço, mas, segundo Siqueira, é um pouco acima do SMS, por ser uma solução mais segura e com maior conversão. A comercialização pode ser feita pela TIM ou pela Infobip, que também tem essa solução instalada nas outras operadoras brasileiras.
A imagem no alto foi produzida por Mobile Time com IA