A Santos Brasil, prestadora de serviços portuários e logísticos, lançou um aplicativo voltado para os motoristas de caminhão que passam nos terminais da companhia para agilizar as operações nas suas unidades. Batizado de Caminho Ágil (Android, iOS), o app foi desenvolvido dentro da Santos Brasil para ser uma plataforma de comunicação com o caminhoneiro. Nele, é possível consultar agendamentos, monitorar viagens já realizadas e fazer o cadastro antes de chegar ao terminal de destino da companhia. Lançado em março deste ano, a ferramenta já conta com mais de 1 mil usuários ativos.
“O objetivo ao implementar a ferramenta, foi fornecer para o motorista o maior número de informações possíveis para que ele tenha uma maior aproximação com a operação do terminal”, explica Ricardo Abbruzzini, diretor de tecnologia e inovação da Santos Brasil.
No aplicativo, o caminhoneiro visualiza todos os seus agendamentos, facilitando seu planejamento. Ele também é informado sobre o tempo de trânsito, a data e hora prevista de chegada e a comparação entre a data prevista e a data agendada, permitindo que ele saiba se está adiantado, no horário ou atrasado.
“Nossa expectativa é ter até 40% do volume de entradas e saídas nos terminais da Santos Brasil com o uso do aplicativo para consultas, rotas e check-in até setembro deste ano”, comenta.
Ao entrar pela primeira vez no aplicativo, há duas maneiras de fazer o cadastro, caso o motorista já tenha operado nos terminais da Santos Brasil ou não. No primeiro caso, o Caminho Ágil identifica o condutor pelo número de seu celular e envia um código SMS, que será verificado no aplicativo, gerando uma senha de acesso. Mas se for a primeira vez do caminhoneiro, o app inicia um processo de cadastro, solicitando uma foto da CNH, cujos dados serão lidos via OCR, além de três retratos feitos com a câmera do aparelho. Por fim, todos esses dados são verificados em um sistema que se conecta diretamente ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Após a verificação, o motorista é redirecionado para cadastrar seu acesso.
“Na chegada ao terminal, a menos de 1 km de distância da entrada, ele poderá realizar seu check-in, informando ao terminal sua chegada iminente, evitando a taxa de não cumprimento de janela, caso se atrase”, explica o diretor de tecnologia e inovação da Santos Brasil.
Para a companhia, o principal ganho foi a otimização da operação dos portões de acesso. O uso do aplicativo e suas funcionalidades permitem aos terminais uma maior previsibilidade operacional, além de redução de erros no agendamento e de impressões de tickets.