O Grupo Mateus tem 1,7 milhão de clientes no seu app, o Mateus Mais (Android, iOS), sendo que 90% deles (1,5 milhão) são considerados ativos – a varejista considera ativos aqueles que fizeram compras nos últimos 60 dias. Durante o Seal Summit, nesta terça-feira, 21, em São Paulo, Ramon Veloso, diretor de tecnologia da varejista, afirmou que entram 1,2 mil clientes novos diariamente no app.
Uma das principais estratégias de engajamento do app é a omnicanalidade com a união dos canais físicos e digitais. Isso inclui a oferta de produtos em promoção no app e na loja física, ou seja, o preço do app do e-commerce é o mesmo na loja. Isso é feito com comunicação dos produtos com preço do app e com o usuário fornecendo o CPF na hora da compra.
Após concretizar a compra, uma notificação push é enviada ao cliente informando quanto ele teve de economia. E 20 minutos depois ele recebe uma pesquisa de satisfação. Além disso, a companhia, que atua no Nordeste brasileiro, tem 30 das suas 73 lojas com compra em app e retirada em loja.
“Nós entendemos que podemos atender o cliente do e-commerce na loja”, disse o executivo de tecnologia. “A ideia é que o cliente veja os produtos promocionais em casa e compre na loja (física)”, explicou.
Interno
O Grupo Mateus também tem um aplicativo interno para gestão da loja, o Maestro (Android). Em média, 150 pessoas (nível gerencial) o acessam diariamente para analisar a satisfação em setores e caixa, além de acompanhar os avanços do ponto de venda.
Em breve, a companhia deve desenvolver um copiloto para abastecer os gerentes e demais gestores com informações da varejista. Feito com a Microsoft, o projeto está em fase de homologação.
Vale dizer, a maioria das soluções do Grupo Mateus são feitas pela Pulse, uma software house interna com 180 colaboradores.
Imagem principal: Ramon Veloso, diretor de tecnologia do Grupo Mateus (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)