A Avianca e a Telefónica Business Solutions, braço do mercado B2B do grupo espanhol, assinaram nesta quinta-feira, 21, contrato global para “acelerar” a transformação digital das operações da companhia aérea em 27 países. A parceria cobrirá o período de cinco anos e inclui provisionamento em cinco categorias de serviços globais: voz tradicional, conectividade de dados, apoio de infraestrutura (LAN/WLAN/Centro de cabos), segurança digital e soluções de redes definidas por software (SDN).
Assim, a subsidiária do Grupo Telefónica ficará responsável pela administração, gerenciamento e certificação da infraestrutura LAN/WLAN nos 27 países da Avianca; renovar a administração e monitoramento da rede MPLS e a evolução para SDN; construção de soluções de comunicações unificadas integrando VoIP, PSTN, conferência de vídeo e Skype; administração e gestão de segurança focada em detenção, prevenção, resposta e controle de brechas; e renovação, gestão e operação dos centros de cabo da companhia aérea (incluindo de energia e UPS).
Em comunicado, a Avianca afirmou trabalhar no processo de transformação digital para se tornar a companhia aérea líder na América Latina até 2020. Para tanto, procurou a Telefónica para a parceria visando a organização da área de comunicações e TI, além dos projetos de digitalização. No momento, as duas empresas estão “trabalhando juntas na análise dos requerimentos para encontrar a solução mais adequada para suas necessidades para concretizar essa visão”.
“A Telefónica tem sido uma aliada em processos como certificação de nossa infraestrutura, além de unificação das comunicações, ao integrar ferramentas como voz, conferência de vídeo e Skype for Business”, declarou o vice-presidente sênior de Digital e Tecnologia da Avianca, Santiago Aldana, no comunicado. “Estamos falando não apenas de tecnologia e seguir além na abordagem digital; estamos falando em trabalho em equipe, entendendo as necessidades e achando a melhor solução que permita a eles voarem”, complementa o diretor gerente da Telefónica Business Solutions, José Cerdán.