Ouvir música e assistir a vídeos via streaming foram atividades culturais que cresceram na pandemia de Covid-19. 70 milhões de brasileiros acessaram vídeos por meio de serviço por assinatura. A proporção de brasileiros que usam Internet que ouviram música e assistiram a vídeos online aumentou de 13% em 2019 para 28% em 2021, segundo a pesquisa TIC Domicílios, elaborada pelo CGI.Br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), Cetic.br e NIC.br, apresentada nesta terça-feira, 21.
“Houve um aumento do consumo diário tanto de música quanto de filmes e séries nas áreas rurais do País”, afirma Fabio Storino, coordenador da pesquisa TIC Domicílios durante apresentação da pesquisa. “E houve também um aumento do pagamento para consumir esse conteúdo. Em especial na classe C, com quase 6 milhões de habitantes a mais consumindo na comparação entre 2019 e 2021”, diz. Ou seja, subiu de 13 milhões de consumidores da classe C para 19 milhões em 2021.
Plataformas
Com relação ao tipo de plataforma usada para acessar vídeos, é comum o uso de sites ou apps de compartilhamento de vídeos (50%), um aumento de 4 pontos percentuais (pps) com relação a 2019. Em redes sociais, o aumento foi de 9 pps (de 38% em 2019 para 47% em 2021). E, em serviços por assinatura, o aumento foi de 5 pps (de 33% para 38%).
O aumento do acesso pelas redes sociais aconteceu em quase todos os estratos, especialmente entre 10 a 15 anos (+23 pps), pretos (+16 pps) e residentes em áreas rurais (+14 pps).
Volta ao presencial
Outro ponto registrado pela TIC Domicílios foi a queda forte de compra de ingressos pela Internet para eventos culturais (presenciais), que passou de 27% (em 2018) para apenas 5% (2020), segundo o painel TIC Covid-19. “Em 2021, tivemos, ainda que gradual, um aumento para 18% de compras de ingressos online por conta da volta às atividades culturais presenciais”, explica Storino.