A Amazon realizará nos dias 11 e 12 de julho o Prime Day, evento que acontece simultaneamente em 25 países e que consiste na oferta de preços promocionais em produtos de todas as categorias do e-commerce. “É a Black Friday da Amazon”, compara Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil, durante evento com jornalistas e influenciadores nesta quarta-feira, 21, em São Paulo.
O volume de vendas do Prime Day no Brasil de 2022 foi 2,1 vezes maior que no ano anterior. A expectativa é crescer de novo este ano. No mundo inteiro, a Amazon vendeu 300 milhões de itens no Prime Day de 2022.
São criadas dezenas de milhares de promoções durante esses dois dias. As marcas e os comerciantes que participam precisam seguir certas diretrizes, como oferecer o menor preço para aquele produto no ano e também um percentual mínimo de desconto sobre o preço vigente. Marcas como Samsung e Stanley estão comprometidas com a edição deste ano. Mas os produtos que mais vendem são aqueles da própria Amazon, como Kindle e Echo. Serão criadas ofertas especiais também em conteúdo digital da Amazon, como música, games, vídeos e livros.
Vale esclarecer que somente clientes Amazon Prime têm acesso às ofertas do Prime Day. A empresa não revela o tamanho da sua base, mas informa que o Brasil é o mercado que registra o maior crescimento de clientes Prime desde o lançamento deste serviço no País, em setembro de 2019. A assinatura do Prime custa R$ 14,90 por mês ou R$ 119 por ano.
O Prime Day será integrado à Alexa. Os assinantes Prime poderão perguntar para a assistente virtual por promoções personalizadas e adicionar itens aos seus carrinhos, concluindo depois a compra via app.
Para dar conta do aumento da demanda, a Amazon adicionou mais de 4 mil trabalhadores temporários entre os 10 centros de distribuição e 24 estações de entrega que mantém no Brasil. A empresa consegue entregar em 100% dos municípios brasileiros.
*O jornalista viajou para São Paulo a convite da Amazon