O Clubhouse (Android, iOS) anunciou o fim de seu período beta nesta quarta-feira, 20. Ou seja, a rede social de voz passa a aceitar qualquer usuário sem a necessidade de convites, passando a estar aberta a qualquer consumidor mobile. Com a mudança, os links de salas e eventos também ficam disponíveis para que qualquer usuário do app possa acessar ou compartilhar.
Atualizações
A novidade vem na esteira de atualizações recentes do aplicativo. Em maio foi lançada a versão para Android, que chegou a 2 milhões de usuários em duas semanas. Mais recentemente, o aplicativo ganhou a opção de troca de mensagens in-app. Batizado de Backchannel, a companhia informou que o serviço contabilizou mais de 90 milhões de DMs desde seu começo.
Análise
As mudanças no Clubhouse eram aguardadas por parte do mercado que acompanha as tendências móveis. Em fevereiro, quando o aplicativo teve um crescimento entre os usuários de iOS, especialistas ouvidos pelo Mobile Time afirmaram que essa era uma estratégia para causar ‘furor’ com o tema da exclusividade, como ocorreu no passado com o Orkut.
Contudo, ainda não está definido o seu modelo de negócios. O Clubhouse precisa decidir se trabalhará um formato mais qualitativo, cobrando assinatura dos seus usuários; ou se apostará em publicidade. Neste último, disputará com as grandes empresas de tecnologia, como Facebook, Twitter e Spotify, que lançaram ferramentas de salas de áudio similares recentemente.