O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo em volume de instalações de apps. De acordo com o relatório da Sensor Tower sobre o mercado móvel no segundo trimestre de 2022, os usuários brasileiros baixaram pouco mais de 2,5 bilhões de apps entre abril e junho, ficando atrás apenas dos Estados Unidos com pouco mais de 3 bilhões de instalações e da Índia, que registrou quase 7 bilhões.
Além de Índia, EUA e Brasil, a Indonésia forma o bloco dos países que passaram da barreira dos 2 bilhões de downloads no período analisado. Cabe ressaltar que a Sensor Tower não monitora o mercado de apps Android na China, que é dominado por diversas lojas independentes locais.
O resultado do Brasil é puxado em parte pelo alto volume de downloads na Google Play (2,3 bilhões), embora tenha havido uma queda de 8,6% ante o segundo trimestre de 2021 (2,6 bilhões). A Índia, por sua vez, teve um recuo de 10%, baixando de 7,2 bilhões para 6,5 bilhões de downloads, mas se manteve na liderança.
Na App Store é possível notar um amplo domínio de norte-americanos e chineses. Os Estados Unidos tiveram 1,82 bilhão de downloads, queda de 2,3% contra 1,86 bilhão do segundo trimestre de 2021. Por sua vez, as instalações entre os chineses caíram (2%) de 1,75 bilhão para 1,71 bilhão.