Uma pesquisa recente da Sensor Tower revelou que os usuários de dispositivos iOS norte-americanos gastaram mais em aplicativos que não são jogos no segundo trimestre de 2022. É a primeira vez que isso acontece. De acordo com a análise, 50,3% do gasto com apps da App Store veio de apps que não são jogos. Em dólares, os valores equivalem a US$ 1,1 bilhão para apps e pouco mais de US$ 1 bilhão para jogos.
Segundo a empresa de análise de mercado, isso foi um processo lento e gradual, se comparar com cinco anos antes, quando os games respondiam por 75% da receita do marketplace da Apple.
Lojas
A pesquisa revela ainda que App Store e Google Play acumularam 35 bilhões de downloads no mundo no segundo trimestre de 2022, uma queda de 2,5% na comparação com os 36 bilhões de um ano antes. Google responde pela maior parcela de instalações, 27 bilhões, um recuo de 3% contra 28 bilhões do segundo trimestre de 2021. Por sua vez, a loja da Apple caiu 1,5%, de 7,9 para 7,8 bilhões de downloads registrados.
Vale lembrar, a Sensor Tower não monitora o mercado Android chinês que é dominado por lojas independentes, uma vez que a Google Play não está oficialmente no país. Da China, a empresa de análise de pesquisa utiliza apenas de iOS, pois a Apple tem presença oficial na região.
Categorias
A App Store registrou 2,03 bilhões de downloads de games no mundo durante o segundo trimestre, um recuo de 2,5% contra 2,08 bilhões de um ano antes. Por outro lado, a categoria de utilities cresceu 8%, de 571 milhões para 617 milhões de instalações. Os downloads de apps de compras aumentaram 468 milhões para 498 milhões, alta de 6,5%. Já as instalações de apps de entretenimento caíram 6%, de 528 milhões para 497 milhões. E os downloads dos apps de foto e vídeo recuaram (16,5%), de 575 milhões para 480 milhões.
Na Google Play, as instalações de jogos subiram 0,6% na comparação ano a ano, de 11,8 bilhões para 11,9 bilhões. Em seguida aparece a categoria de ferramentas com 2,4 bilhões de instalações, um incremento de 5% contra 2,3 bilhões do segundo trimestre de 2021. Por sua vez, os apps de entretenimento caíram (16%) de 1,54 bilhão para 1,3 bilhão de downloads. Na sequência aparecem os apps de finanças com 1,2 bilhão de downloads, alta de 19% contra 1 bilhão de um ano antes; e os aplicativos de redes sociais caíram 9,4%, baixando de 1,3 bilhão para 1,1 bilhão de instalações.
Apps
Excluindo a categoria de jogos, o app mais instalado no mundo neste período foi o TikTok, um recorde obtido pela oitava vez nos últimos dez trimestres. Por sua vez, a Meta é a distribuidora com mais downloads, uma vez que possui cinco dos dez apps mais baixados do mundo: Instagram, Facebook, WhatsApp, Messenger e WhatsApp Business.
Por loja, TikTok (Android, iOS) é o mais popular na App Store, com pouco mais de 60 milhões de instalações, e o Facebook (Android, iOS) lidera na Google Play, com 141 milhões de downloads.
Separando apenas em games, o Subway Surfers (Android, iOS) foi o jogo mais baixado, com 80 milhões de downloads, em especial por um forte resultado na App Store, próximo de 22,5 milhões. Por sua vez, o Garena Free Fire (Android, iOS) foi o game mais instalado entre os usuários de Android, com 70 milhões de downloads.