A sheerME, plataforma que oferece serviços de bem-estar em Portugal, expandiu seu negócio para o Brasil e para a Espanha. A plataforma recebeu um aporte de mais de R$ 12 milhões, liderado pela Lince Capital, do qual participaram Olisipo Way, M4 Ventures, entre outros. Fundada em Portugal, em meados de 2021, a empresa conta com mais de 100 mil usuários e mais de 2,5 mil estabelecimentos comerciais do setor, oferecendo cerca de 150 mil serviços de bem-estar, beleza e fitness.

Em 2022, a empresa registrou 7 mil agendamentos por mês e mais de 120 mil durante o ano. A sheerME oferece um espaço para clientes poderem fazer seus agendamentos e pagamentos on-line por meio de um aplicativo e integrações com as plataformas do Google, Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp), Glovo, entre outras, para que o consumidor consiga agendar sem ter que sair das redes sociais que costuma utilizar. De acordo com o CEO da sheerME, Miguel Alves Ribeiro, em entrevista ao Mobile Time, a plataforma é como o aplicativo iFood, um canal de aquisição ou marketplace. “Não somos nós que avaliamos o espaço, é o usuário que expõe a avaliação dele”, destaca.

Ele explica que os consumidores ganham cashback de 5% do valor de cada agendamento. O dinheiro fica armazenado em uma carteira digital e pode ser usado nos agendamentos seguintes. O pagamento pode ser feito com Pix, cartão de crédito ou em dinheiro no local, porém, se feito presencialmente, não tem cashback. 

Atualmente, 73% dos clientes da plataforma são mulheres. Porém, Ribeiro reforça que o aplicativo é para quem quer cuidar de si, não se limitando ao gênero feminino. A plataforma oferece serviços como spas, cabeleireiros, barbeiros, personal trainers, estéticas, estúdios de ioga, psicólogos, nutricionistas, escolas de surfe, entre outros.

Dentro do aplicativo, disponível para Android e iOS, há a ferramenta do “feed sheerME”, que tem o objetivo de criar um “ecossistema de benefícios”, como aponta Ribeiro. Nele os usuários podem se comunicar, criar uma comunidade e obter benefícios na carteira digital cada vez que houver interação com a plataforma. Além disso, existe também o incentivo de serviços, que permite que empresas parceiras depositem créditos na carteira virtual dos seus consumidores, chamado sheerME Benefits.

A startup – que tem 30 pessoas em sua equipe, sendo sete no Brasil – tem planos de se expandir para outros países da América Latina nos próximos anos, priorizando mercados de línguas portuguesa e espanhola, além de impulsionar a marca no mercado brasileiro, com previsão de quadruplicar o faturamento em 2023.