A Cuponeria é uma subsidiária da Buscapé Company que oferece um serviço de cupons digitais na web e em apps móveis para Android e iOS. No momento, cerca de 65% dos cupons são salvos através do site web e 35%, pelos apps. Mas a expectativa da CMO da empresa, Nara Iachan, é de que a interface móvel passe a liderar até o final deste ano. "Acho que em poucos meses o mobile vai ultrapassar a web. É muito útil e prático ter os cupons no celular, dentro do bolso. Com o aumento do uso de smartphones e de planos de dados no Brasil, a tendência é de que mobile supere a web antes do final do ano", diz a executiva. O app da Cuponeria já foi baixado por 15 mil usuários de Android e por 15 mil de iOS. A projeção da empresa é dobrar essa base até dezembro.

A Cuponeria divide os cupons de desconto em quatro categorias: estabelecimentos comerciais locais; sites de e-commerce; delivery de comida; e supermercados. O anunciante cria os cupons por meio de uma plataforma na web, sem precisar interagir com nenhum técnico ou vendedor da Cuponeria. A definição de quantidade e de validade dos cupons é flexível. O serviço é cobrado por quantidade de cupons salvos pelos consumidores, o que não significa necessariamente que eles serão usados. A Cuponeria afirma que a taxa de conversão gira em torno de 30%. "Chocolates e rodízios têm conversão mais alta. Produtos ou serviços mais caros, como uma assinatura anual ou o aluguel de uma casa de festa, têm conversão menor, porque as pessoas pegam o cupom para pensar depois. Quanto mais caro, menor a taxa de conversão", relata Nara.

Os cupons podem ser impressos (no caso da web) ou apresentados na tela do celular. Recentemente, a Cuponeria se integrou às carteiras digitais da Apple e da Samsung, para armazenamento dos cupons. No caso de supermercados, o resgate pode ser integrado ao sistema do caixa. Em estabelecimentos locais, é comum o gerente preferir fazer isso manualmente, conferindo os números dos cupons apresentados com aqueles exibidos no painel de controle, na tela do seu computador.

Em três anos de vida, a Cuponeria acumula mais de 500 mil cupons resgatados e R$ 12 milhões economizados pelos consumidores em descontos. "O brasileiro gosta muito de cupom, mas não tinha o hábito de usá-lo porque faltavam boas e práticas opções. Agora isso está mudando", avalia Nara. Ela reclama, contudo, de serviços de pré-compra de serviços e produtos pela web, como aqueles de compra coletiva. "Em vez de ser um presente, se torna uma obrigação: a pessoa já pagou e tem que usar. Na Cuponeria os cupons são um incentivo para a pessoa ir, são um mimo", compara.

 

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