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O Waze (Android, iOS) lançou nesta terça-feira, 21, a sua plataforma de caronas no Brasil, o Waze Carpool (Android, iOS). Apresentada um ano atrás durante o evento Google for Brasil, o Carpool brasileiro é o primeiro do mundo lançado com amplitude nacional. No exterior, o lançamento foi liberado apenas em cidades de Israel e seis estados norte-americanos: Califórnia, Texas, Washington, Illinois, Nevada e Massachusetts.

O serviço conecta condutores e passageiros que fazem caminhos similares, com base nos endereços de suas casas e de locais de trabalho. Através do app Carpool, os caronas pagam entre R$ 4 e R$ 25 nas viagens com seus cartões de crédito para dividir o trajeto, enquanto os motoristas – que dão os assentos vagos no seu carro pelo Waze habitual – recebem a quantia via conta bancária, sendo que dois é o máximo de corridas que uma pessoa pode realizar por dia.

“Quando pensamos no Waze, nós vemos que o movimento da mobilidade já está entre nós. O Brasil é o segundo maior mercado do mundo (4,4 milhões de usuários ativos por mês), atrás dos EUA. Portanto ele será o primeiro a ter em nível nacional o Carpool”, disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil. “Esse modelo de compartilhar recursos, que chega através do Waze Carpool, e nós juntos, usando a inteligência cognitiva do Google, podemos trazer o melhor para todo mundo”.

De acordo com André Loureiro, diretor geral do Waze na América Latina, a ferramenta permite tanto o compartilhamento com múltiplas pessoas como com apenas uma pessoa. Loureiro frisou a importância da divisão de assentos ao lembrar de dados do trânsito nacional.

“A Quanta Consultoria calculou recentemente: são R$ 267 bilhões perdidos com congestionamento por ano, 4% do PIB por ano. Não é um problema individual. É um problema coletivo”, explicitou Loureiro. “Uma pessoa a mais em um carro, é um carro a menos na rua”.

Carpool x outros apps

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Questionado por Mobile Time se existe uma possível concorrência com o BlaBlaCar, uma vez que o Waze Carpool não tem limite de quilômetros, o executivo disse que não. Para ele, a plataforma de caronas surge como uma opção para “tirar mais carros das ruas” e melhorar o trânsito.

“Nossa competição é contra o assento vazio nos carros. Não é uma competição com outros aplicativos”, completou Noam Badim, CEO do Waze. Em um exemplo dado pelo chefe global da plataforma, se houver compartilhamento entre 60 pessoas que possuem carros com cinco assentos, cai de 60 para 12 a quantidade de veículos nas vias de uma cidade. “O nosso objetivo é reduzir ao máximo o custo do transporte nas cidades”, ressaltou Badim.

Sobre a competição com outros apps de caronas compartilhadas, vide Uber, o líder do Waze Carpool no Brasil, Douglas Takano ressaltou que o serviço é diferente. Explicou que o motorista apenas divide custos com os passageiros na plataforma, portanto não tem lucros ou remuneração.

Além disso, enfatizou que o poder de escolha fica todo no carona, que pode ver o perfil do condutor na plataforma, inclusive foto, nome da empresa (caso trabalhe), avaliações de caronas anteriores e redes sociais. Por outro lado, o motorista define o preço da carona, assim como também vê o perfil de seu carona.

Quando perguntado sobre monetização, Takano disse que o momento não é de buscar receitas e que, portanto, não há modelo de negócios definido. Na visão do executivo, o app precisa primeiro ganhar escalabilidade e depois eles definarão como o Waze Carpool dará lucros para a companhia.

Empresas e parcerias

Inicialmente, o serviço está disponível para usuários comuns e dentro de empresas, como EY, Magalu, Laureate, Centro Empresarial SP, Google, IBM, Nokia, Nubank, Gol, Estácio e Natura, que já aderiram à plataforma que teve mais de 40 mil quilômetros rodados em dois meses de testes. Uma das empresas que adotou a solução no período de testes foi a BR Distribuidora. Gustavo Ferro, gerente parcerias e estratégias da estatal, relata: “Temos colaboradores muito satisfeitos com a carona. E temos milhares de postos que são ótimas opções de ponto de encontro. Como parte da estratégia, nós vamos dar recompensas para os clientes do Waze Carpool através do Petrobras Premmia”, disse Ferro.

 

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