Os desenvolvedores de robôs de conversação que atuam no Brasil estão pessimistas quanto à demanda de negócios de dois novos canais que surgiram recentemente: o Rich Communication Service (RCS), voltado para smartphones Android, e o Apple Business Chat (ABC), dedicado a iPhones. É o que revela pesquisa apresentada na terceira edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido por Mobile Time.
83 empresas que desenvolvem bots no Brasil participaram da pesquisa. Juntas elas já produziram 60 mil bots e somam um tráfego mensal de aproximadamente 1 bilhão de mensagens. Foi solicitado às companhias que medissem sua expectativa quanto à demanda por bots em cada um desses canais com uma nota de 1 a 5, em que 1 significa muito baixa e 5, muito alta.
Para o RCS, 65% dos desenvolvedores deram notas 1 e 2 e apenas 17%, notas 4 e 5. A demora das operadoras móveis em lançar essa tecnologia e a esperada dificuldade em reconquistar o consumidor brasileiro no uso de um app de SMS pesam contra o canal. Por enquanto, apenas a Oi lançou oficialmente o RCS no Brasil.
O RCS é tido como uma evolução do SMS. A partir do aplicativo Android Messages, disponível para smartphones Android, os usuários têm uma experiência de bate-papo similar àquela de qualquer app over the top (OTT) de mensageria, mas trafegando mensagens pela rede das operadoras móveis. O RCS conta com o apoio do Google, que tem oferecido às operadoras móveis a plataforma necessária para a sua gestão. Para o canal ser massificado é fundamental que todas as teles adotem a tecnologia e que haja interoperabilidade entre elas.
ABC
No caso do ABC o pessimismo é ainda maior: 76% deram notas 1 e 2, e apenas 9%, notas 4 e 5. Neste caso, o fato de o iPhone representar uma parcela relativamente pequena da base de smartphones no Brasil explicaria a falta de interesse dos desenvolvedores. O canal se adequa melhor a marcas que atendem ao público de classe A. Algumas que já adotaram o ABC como um meio de relacionamento com seus consumidores no Brasil são Bacio di Latte, Porto Seguro Cartões e Playkids.
O ABC representa a abertura do iMessage para marcas. Estas agora podem ter uma conta no app oficial de mensageria do iPhone. As operadoras não participam do modelo de negócios e a Apple tampouco cobra por mensagem enviada. Porém, há um acompanhamento rigoroso dos projetos, com uma série de restrições para evitar spam ou qualquer outro uso indevido.
Outros canais
Sites na web, WhatsApp e Facebook Messenger continuam sendo os canais mais populares para bots no Brasil. De acordo com a pesquisa realizada por Mobile Time, 43% dos desenvolvedores informam que a maioria dos seus bots estão em sites na web; 20%, no Facebook Messenger; e 18%, no WhatsApp.
O relatório do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots pode ser baixado de graça aqui.