A fintech UZZO (Android, iOS) oferece a seus clientes uma conta multimoedas na qual é possível guardar tanto reais quanto bitcoins. A partir desta quarta-feira, 21, seus usuários poderão também fazer pagamentos com a criptomoeda por meio de cartão pré-pago internacional da bandeira Elo.
Para escolher com qual moeda pagar, no momento da compra, o cliente entra no aplicativo e decide se quer usar o saldo das bitcoins ou dos reais. Caso decida pagar em criptomoeda, o app faz a conversão em instantes do valor para reais. “O estabelecimento não precisa nem saber que o usuário está usando bitcoins para realizar o pagamento. O que ocorre é que a UZZO recebe os bitcoins dos clientes e o estabelecimento recebe o pagamento em reais, como está acostumado, através da adquirente da maquininha”, explicou o CEO da UZZO, Thiago Lucena.
A fintech
A UZZO iniciou suas operações em março deste ano, realizando a conversão automática de bitcoins para reais por meio de seu aplicativo. A fintech possui tecnologia baseada em blockchain, e oferece uma conta digital e um meio de pagamento (com o cartão pré-pago internacional Elo). A empresa segue a regulação de Instituição de Pagamento exigida pelo Banco Central e seu parceiro para serviços de IP é o Cateno, joint venture criada pela Cielo e pelo Banco do Brasil.
Atualmente, a fintech conta com 10 mil usuários cadastrados, sendo a maioria homens entre 25 a 45 anos. “Um dado interessante é o perfil dos depósitos que recebemos: metade é feita em bitcoins e a outra metade em reais, via boleto gerado pelo próprio cliente em nosso aplicativo”, relata Lucena.
Como funciona
O cliente tem a opção de enviar bitcoins para sua conta UZZO e tê-las mantidas por lá até o momento em que realiza uma compra e decide pagar com a criptomoeda, o que é definido no aplicativo.
É possível fazer compras em qualquer loja física ou e-commerce no Brasil e no exterior que aceitem o cartão de crédito internacional da bandeira Elo, o QR Code Pay – em estabelecimentos que possuam máquinas POS da Cielo – ou em lojas que aceitem parceiros da Elo fora do País, como Discover, Pulse ou Diners Club.
A UZZO também oferece a seus clientes 1% de cashback para compras realizadas com o cartão – seja ela feita em bitcoin ou em real. É possível, também, depositar na conta bitcoins, sem taxa.