O CPQD lança sua plataforma de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT), uma solução que mescla recursos de IA e Internet das Coisas. O foco é a indústria que busca a digitalização para chegar ao conceito de indústria 4.0. A Pailot está em português e o CPQD oferece suporte e outros serviços especializados.
Batizada de Pailot, a ferramenta coleta dados da infraestrutura de IoT do chão de fábrica, trata esses dados e é capaz de: detectar anomalias; reconhecer padrões; modelos de previsão; e fazer recomendações. A ideia é que as áreas de TI e operacional da empresa usem essas informações.
O CPQD garante que a plataforma é rápida de instalar, pode ser customizada para uso na nuvem ou on-premise e pode ser adquirida como suíte ou por aplicação (módulo).
Além de coletar e organizar dados, a Pailot cria regras de negócio e pipelines de integração com uso de low code, gerencia dispositivos e acesso, além de oferecer dashboards customizados. Oferece ainda ferramentas para análise de dados com recursos de aprendizado de máquina; e opção de data lake, que permite o armazenamento de imagens, áudios e streaming, e API aberta.
A plataforma possui recursos de cibersegurança, privacidade e missão crítica associados aos ativos industriais e seus ambientes operacionais e, ainda, pode ser integrada a redes privativas 4G ou 5G. Com ela, o CPQD acredita que as empresas poderão extrair valor dos dados da indústria, agilizar tomada de decisão e, com isso, ter simplificação de processos.