Em seis anos de atuação, a Minds Digital, empresa que usa a voz para detectar ações fraudulentas na identificação de pessoas, conseguiu prevenir R$ 50 milhões em fraudes. A Voice IDTech usa inteligência artificial para identificar padrões de comportamento suspeitos em tempo real e, com isso, mitigar riscos em operações de identificação.
A empresa registrou crescimento de 61% em prejuízos evitados neste primeiro semestre de 2023, em comparação com o segundo semestre de 2022. À época, a Minds Digital registrava um saldo positivo de R$ 28 milhões e, em agosto, o montante chega a R$ 50 milhões.
Neste semestre, a Voice IDTech apresentou ao mercado novos algoritmos de IA para detecção em tempo real de ataques por deep fake e replay attack. A novidade funciona comparando a voz fornecida pelo usuário previamente autenticado com outras amostras do mesmo perfil. Caso a empresa detecte divergências, o sistema alerta sobre possível fraude.
O segundo semestre também será de crescimento, prevê a Minds Digital, dessa vez de 45%. Para o futuro, a empresa deverá lançar uma solução de biometria de voz para aplicativos e WhatsApp.