A Zenvia apresentou na semana passada um programa para alavancar o RCS e criar casos de uso com massa crítica. Em outras palavras, a proposta é realizar campanhas neste canal que alcancem o cliente final e amplifiquem o uso da plataforma. Em parceria com o Google, o programa inicia com 50 clientes da empresa de CPaaS acessando a versão básica A2P da plataforma de mensageria, como explicou Cristiano Franco, CRO da Zenvia.

“Como não tem um grande caso de uso do RCS, nós lançamos uma adesão com mensagens de RCS básico (Basic) para testes”, disse. “Estamos oferecendo a ferramenta de disparo da Zenvia com o mesmo preço operacional do SMS. Ou seja, o cliente utiliza o mesmo contrato do SMS no RCS”, afirmou o executivo.

Entre as empresas que mais acredita que devem testar, Franco citou os setores financeiro, varejista e de recuperação de crédito. Também afirmou que “os maiores varejistas” estavam no evento de lançamento e praticamente todos aderiram à solução, além de alguns que estão testando.

“Temos três clientes em fase de prova de conceito. Aqui, o principal objetivo é criar massa crítica. Prova de conceito, nós fazemos desde o ano passado. Uma empresa de turismo tem usado o canal com excelentes resultados. Mas para criar use cases concretos, ainda não existia um programa”, completou.

Basic, Single e Conversacional

A ideia da Zenvia é que essa primeira experimentação dê margem para que empresas avancem para usar o RCS em sua total capacidade, em complemento ao SMS, o principal canal de envio de mensagens hoje. Importante dizer, o modelo básico do RCS é visto como uma evolução dos torpedos, pois a sua vantagem é o selo de verificação que a companhia recebe após se inscrever no Google.

Depois do Basic, a empresa pode avançar para Single, que tem funções multimídia como cartão de contato ou carrossel. E, por último, vem o Conversacional, que é a conversa iniciada pelo consumidor (P2A) ou pela própria empresa (A2P), similar ao WhatsApp.

Com o avanço da tecnologia, Franco acredita que o RCS vai incrementar a receita da Zenvia no curto prazo, uma vez que esse canal permite “uma evolução natural dos clientes e consumidores” para aquilo que a Zenvia tem no portfólio de serviços e mesmo em IA. Deu como exemplo o fato de o RCS oferecer mais dados que o SMS para as marcas, como status de mensagem lida, sessão, clique, além de um segundo passo com bots e IA.

Parceiro

O CRO da Zenvia afirmou que o avanço do RCS acontece muito pelo apoio do Google, que tem levado o discurso da plataforma no último ano junto a empresas e operadoras. Como diferencial no RCS, a Zenvia entra como broker da big tech. “Apesar de não sermos o único broker, somos o mais competitivo do mercado. Justamente por ser o maior broker do mercado de SMS. Ou seja, existem outros brokers de RCS, mas não do nosso porte e volume. E, nesse jogo, a regra principal é volume (e escala)”, afirmou Franco.

Vale lembrar que a tecnologia é um padrão validado pela GSMA, está inclusa no aplicativo Mensagens (Android) e o app similar da Samsung. Além disso, o Google deve lançar mais templates para acelerar a adoção em diversos setores.

Atualmente, o RCS está ao alcance de 800 milhões de usuários Android ativos no mundo. Até o final de 2023, o Google quer chegar a 1 bilhão de consumidores.

 

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