A Claro e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciaram nesta quarta-feira, 21, uma parceria para a criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia focado nos temas de 5G e inteligência artificial generativa.

A parceria pretende incentivar a realização de pesquisas que envolvam verticais como agronegócio, cidades inteligentes e indústria 4.0 e devem explorar a quinta geração de rede móvel e a IA generativa. Para isso, a Fapesp abriu um edital de chamada pública (com inscrições a serem realizadas pelo SAGe) até o dia 18 de novembro.

A chamada da Fapesp

Pesquisadores interessados devem estar ligados a uma instituição de ensino superior paulista e atender requisitos como: : ter um plano de pesquisa ousado e original, que seja competitivo nacional e internacionalmente; e estar sediado em uma ou mais instituições de ensino superior e pesquisa ou instituições de pesquisa, públicas ou particulares sem fins lucrativos, no estado de São Paulo.

A pesquisa selecionada poderá receber R$ 10 milhões da Claro e outros R$ 10 milhões pela fundação ao longo de cinco anos. O montante deverá ser aplicado diretamente no financiamento do projeto.