O vice-presidente e diretor geral da Meta para o Brasil, Conrado Leister, afirmou que a companhia está na vanguarda da inteligência artificial com uma série de ferramentas que podem melhorar o engajamento e a produção de artes criativas. A companhia tem apostado na IA para criar momentos de compra mais personalizados e atender as demandas dos consumidores, em especial para as datas promoções do segundo semestre, como Black Friday e Natal.

De acordo com um estudo da Nodus encomendado pela Meta, 56% dos brasileiros dizem que usar IA em compras melhora a experiência. Feito com 1 mil consumidores brasileiros em junho deste ano, a pesquisa revela ainda que 80% dos compradores querem receber ofertas personalizadas durante essa temporada do ano. Fora isso, os dados oficiais da Meta indicam que 55% das pessoas veem conteúdo sugerido por IA no Instagram.

Leister reforçou que a inteligência artificial não é necessariamente novidade na jornada da Meta, mas a companhia tem avançado mais em soluções, em especial no Advantage Plus e API de Conversões. Um exemplo é o Mercado Livre.

IA em uso na Meta

Guilherme Braz, diretor de marketing do Mercado Livre, afirmou que a identificação dos possíveis leads melhorou bastante neste último ano com a IA da Meta, em especial ao identificar quem pode ser um comprador vindo do WhatsApp, Instagram ou Facebook. Algo que permite ter uma visão de como direcionar o orçamento para a plataforma certa.

Ainda de acordo com Rafael Pittigliani, CEO da agência de marketing NeoPerformance, que tem atuado com a L’Oreal em campanhas na Meta, a inteligência artificial ainda é uma tecnologia recente com a qual as empresas estão aprendendo a lidar. O segredo é higienizar os dados e saber separar o real comprador daquele que não é para encaixar as campanhas nos momentos corretos: “Você vê mais aceitação, mais conversão. As duas pontas estão ficando mais felizes”, completou.

O Mercado Livre testou as ferramentas do Advantage Plus e viu como vantagens a melhora na criatividade (como adaptar uma imagem a diferentes formatos ou trocar o fundo da foto) e o uso de voz sintética para regionalização nas peças publicitárias, como vozes de argentinos e mexicanos.

Imagem principal, da direita para esquerda: VP e diretor geral da Meta no Brasil, Conrado Leister; Guilherme Braz, diretor de marketing do Mercado Livre; Rafael Pittigliani, CEO da agência NeoPerformance (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)