Uma análise recente da IDC revelou que os wearables de pulso (pulseiras e relógios conectados) devem continuar dominando o mercado de vestíveis inteligentes ao longo dos próximos quatro anos. A companhia projeta que em 2022 serão distribuídos ao varejo 166,6 milhões de vestíveis de pulso, representando 87,5% desse mercado.
A empresa de pesquisas acredita que outras duas categorias crescerão exponencialmente em quatro anos: roupas conectadas e fones vestíveis (earwear). As roupas chegarão a 10,5 milhões de unidades em 2022, conquistando 5,5% de market share. Já os earwears terão 12,3 milhões de equipamentos enviados e 6,5% de mercado.
No total, a IDC estima que este mercado terá 190,5 milhões de dispositivos vestíveis em 2022.
Outra expectativa divulgada pela companhia é a venda de smartwatches por sistema operacional. Para a IDC, o WatchOS da Apple perderá o domínio de mercado em quatro anos para o Google. Em 2022, a projeção é de que o market share da Apple seja de 36,2%, com 34,2 milhões de unidades. Por sua vez, o Google (considerando devices com Android e Android Wear) ultrapassará a Apple com 40,8 milhões de relógios, garantindo a primeira posição ao Android com 43,3%. E o sistema operacional Tizen aparece bem atrás de seus rivais, com a expectativa de o OS dos smartwatches Samsung estar em 5,5 milhões de peças enviadas e 5,8% de fatia do mercado daqui a quatro anos.
Resultado em 2018
Neste ano de 2018, a empresa de pesquisa crê que os dispositivos de pulso terão 95% do market share global, com 116,6 milhões de unidades enviadas ao varejo. As roupas conectadas, por sua vez, devem responder por apenas 2,4% do total, com 2,9 milhões de peças. E os earwears terminarão 2018 com 2,1 milhões de unidades distribuídas ai varejo, ou 1,7% de fatia do mercado. No total, 2018 finalizará com 122,6 milhões de wearables enviados ao mercado.
Em termos de sistemas operacionais, a fabricante do Apple Watch mantém a liderança em 2018, com o envio de 21,7 milhões de unidades e uma fatia de 47% do mercado. O Google enviará ao mercado 13,1 milhões de dispositivos neste ano, resultando em um market share de 28,3% do segmento. E os dispositivos com Tizen responderão por 4 milhões de unidades e um market share de 8,6% em 2018 .