O fechamento de lojas e escritórios em razão da quarentena para combater a proliferação do novo coronavírus impulsionou a transformação digital em empresas de todos os portes e setores da economia. Os chatbots compõem uma das ferramentas que vem auxiliando companhias a enfrentarem esse período difícil, através de automatização do atendimento e das vendas, principalmente. 76% dos desenvolvedores de bots relatam ter observado um aumento da demanda por seus bots durante a pandemia. 22% afirmam que a procura se manteve estável. E apenas 2% declaram ter havia uma redução. Os dados fazem para do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, produzido por Mobile Time.
De acordo com 64% dos desenvolvedores, a finalidade mais comum dos bots criados em 2020 é a de atendimento, seguida por vendas (8%), apoio ao back-office (7%) e cobrança (7%).
E o setor que mais está demandando bots no Brasil neste ano é o financeiro, informam 25% das empresas respondentes do Mapa, seguido pelo varejo (22%) e telecomunicações (14%).
Participaram do Mapa 97 empresas que produzem bots ou fornecem plataformas para a construção de bots. O relatório traz ainda informações sobre os propósitos mais comuns de robôs de conversação, as ferramentas mais utilizadas pelos desenvolvedores e seus modelos de negócios preferidos. O Mapa pode ser baixado de graça neste link.