O mercado brasileiro de handsets (feature e smartphones) registrou a venda de 11,3 milhões de peças no segundo trimestre de 2022, aumento de 3,1% ante 11 milhões de um ano antes. De acordo com a IDC Brasil, 10,8 milhões eram smartphones e 505 mil, feature phones.
As vendas de smartphones caíram 13% e as de feature phones aumentaram 4%. O movimento de aumento de vendas dos celulares básicos acontece mais forte fora dos grandes centros por causa da falta de acesso à tecnologias mais avançadas e/ou acesso à Internet, avalia Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria de consumer devices da empresa de análise e pesquisa.
Entre os smartphones, os produtos mais vendidos estão na faixa de preço intermediária (entre R$ 1,5 mil e R$ 1,8 mil), com 32% do handsets comercializados.
No total, a receita do setor chegou aos R$ 17 bilhões, crescimento de 14% em relação ao segundo trimestre de 2021. Já o acumulado do semestre chegou aos R$ 37 bilhões, um incremento de 17% ano contra ano.
Grey market
Outro dado positivo da análise revelou uma queda nas vendas dos smartphones no mercado informal. O mercado cinza (grey market, como é conhecido em inglês) registrou um recuo de 47% em um ano. Sakis explica que contribuiu para a movimentação o trabalho de educação do consumidor feito por IDC, Abinee, Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP) e fabricantes, mas ainda vê este segmento de vendas ilegais como “grande” e um competidor “desleal” para empresas empregadoras e pagadoras de impostos.