O Anota AI, chatbot brasileiro com inteligência artificial especializado em receber pedidos de delivery para restaurantes, está movimentando mensalmente mais de 7 milhões de pedidos. Parte desse sucesso se deve à parceria com o iFood, que há alguns meses vem promovendo a contratação da ferramenta junto a seus restaurantes parceiros.
O bot do Anota AI opera dentro do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, integrado à conta de de cada restaurante nessas plataformas. Ele deve ser treinado com dados do estabelecimento, como cardápio, horário de funcionamento e outras informações pertinentes, de maneira que possa conversar com cada cliente, anotar seu pedido e encaminhá-lo para a cozinha. A ideia é dar mais eficiência à operação de pequenos restaurantes, para que estes não percam tempo checando as referidas plataformas de mensageria/redes sociais à espera de pedidos.
Na prática, portanto, o Anota AI funciona fora do iFood. Mas a parceria entre as duas empresas demonstra a estratégia da gigante de delivery de apoiar os restaurantes parceiros, ainda que com tecnologias não integradas diretamente ao seu app.
Análise
O iFood tem uma longa lista de aquisições em seu currículo. Não seria surpreendente se, em algum momento no futuro, fizer uma proposta de aquisição do Anota AI, integrando a ferramenta à sua plataforma ou oferecendo-a separadamente como um produto complementar, em moldes similares à atual parceria.