A TIM instalou 17 antenas 5G no Maracanã em parceria com a administração da arena. A rede permite atender a um público superior à capacidade total do estádio, que é de 70 mil pessoas. O teste realizado na final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians, na última quarta-feira, 19, registrou mais de 40% do tráfego de seus clientes sobre a rede móvel de quinta geração.
A operadora computou picos de até 1 Gbps de velocidade e média de velocidade de download de 200Mbps, na rede móvel de quinta geração.
O volume de dados total apenas durante o jogo foi de mais de 2 terabytes, o que seria, segundo a operadora, suficiente para assistir a mais de 4 mil partidas inteiras de futebol ou a 62 copas do mundo completas, com todas as fases, por streaming.
Segundo a empresa, as áreas ao redor do estádio também serão beneficiadas com o 5G, atendendo pontos como UERJ e Mangueira.
Vale lembrar que a TIM também forneceu rede 5G ao longo do Rock in Rio deste ano e, na época, registrou tráfego de 133 terabytes no 5G durante os sete dias do evento.